Tocantins - 17/06/2021 - 02:38

MATEIROS: Naturatins realiza plantio de novas mudas em propriedade rural em parceria com Instituto Pé de Copaíba

Postado em 04/05/2021

Compartilhe no:

Espaços públicos e privados têm sido revitalizados pela Sedematur, em parceria com o Naturatins e Instituto Pé de Copaíba. Desde outubro do ano passado já foram plantadas mais de 600 mudas.

A Prefeitura Municipal de Mateiros está dando continuidade às ações de revitalização de locais públicos e privados por meio do plantio de mudas nativas, que favorecem a recomposição de áreas degradadas e auxilia nos processos de restauração e conservação de solos, muito suscetíveis a erosão na região do Jalapão quando desprotegidos.

O plantio ocorre pela a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo (Sedematur), em parceria com o Naturatins e Instituto Pé de Copaíba, que abriga do viveiro municipal. Ao todo, a parceria já executou o plantio de mais de 600 mudas de espécies nativas, desde o início do período chuvoso no ano passado.

Conforme explicou o biólogo do Naturatins, Thomás Tanaka, “na última sexta-feira, 30, mais uma propriedade rural recebeu os trabalhos das equipes com o plantio de novas 20 mudas de Ipê. Desta vez o local beneficiado foi a chácara do senhor Rogério Marco de Sousa, ao longo de uma via de acesso para a propriedade”.

O secretário de Meio Ambiente, Maicon Dimbarre, enfatizou que a parceria tem permitido que vários locais sejam revitalizados. “Essa parceria tem dado muito certo, principalmente, quando os empresários procuram esses órgãos ambientais, para fazer esta ação. Hoje, dentro do município, nós observamos que várias ações têm sido realizadas quando algum proprietário já percebe que aquela área pode ser recuperada e não chegar a um ponto de não ter quase o mais o que fazer para buscar uma solução”, disse ele.

Conforme o secretário, os empresários ou proprietários que tiverem interesse em recuperar áreas podem procurar a Sedematur ou as entidades parceiras. A Prefeitura tem como objetivo recuperar mais de 30 espaços públicos e privados degradados, além da produção de mais de 20 mil mudas de espécies nativas que serão utilizadas para a recuperação e arborização.

“O Município vai passar por uma rearborização na área central, e também de córregos nascentes, e outros locais, ainda neste ano de 2021”, disse o secretário Maicon.

Compartilhe no:

Relacionados