MATEIROS: No Mumbuca, tradições locais são perpetuadas no Projeto Escola no Quilombo

por Wenina — 03/09/2024 às 09:25 — em Cidades, Destaques

A iniciativa envolve estudantes, pais, professores e mestres da comunidade em torno da cultura local, que faz reverência aos seus personagens ancestrais, e aos itens produzidos como o artesanato em capim-dourado, além de outros produtos

A confecção de objetos ancestrais como balaios, cofos, tapitis, violinha de buriti, dentre outros itens típicos da cultura quilombola, está aliada a um saber único e tradicional. Repassar esses conhecimentos e garantir a perpetuação da fabricação desses produtos é um dos objetivos do Projeto Escola no Quilombo, idealizado pela Escola Estadual Silvério Ribeiro de Matos, na Comunidade Mumbuca, em Mateiros.

Considerada uma das localidades mais atrativas e tradicionais do Jalapão, o povoado Mumbuca é o berço do capim-dourado, e em setembro realiza a XVI Festa da Colheita do Capim Dourado, que celebra a cultura local e a dedicação dos quilombolas em manter vivo o cultivo da haste responsável pela principal geração de renda dos quilombolas. Com foco em manter esse legado vivo, a Escola se une à comunidade realizando momentos de vivência e oficinas de fabricação dos produtos, que tem seu ápice durante a festividade, quando ocorrem exposições dos objetos feitos pelos próprios alunos.

Antes disso os estudantes se preparam junto com a comunidade como uma forma de imersão à cultura local, como explicou a orientadora educacional, Sirlene Matos. “Nós levamos os mestres da nossa comunidade para a escola, para confeccionar o Tapiti, o Balaio e todos os objetos confeccionados que farão parte da Casa de Cultura, na Feira Colheita onde acontecerá a exposição desses itens confeccionados pelos estudantes junto com os mestres. Nós teremos uma semana de oficina com mestres Valdir, Doutora, Santinha, dentre outros, para falarmos da continuidade da nossa tradição, dos nossos saberes ancestrais”, comentou.

Além de compreenderem mais sobre a cultura local, os estudantes e professores abordam reflexões. O Projeto escola no Quilombo tem como objetivo assegurar a preservação desses saberes, tornando-os objetos de conhecimento do currículo escolar e propõe o desenvolvimento de habilidades, sob a orientação dos mestres e anciãos dos quilombos do Jalapão, como destaca a diretora da Unidade Escolar, Ana Cássia.

“São considerados bens culturais no contexto do quilombo, os saberes locais, a ancestralidade, os cantares do Jalapão, a arte de tecer a palha do buriti, a arte de colher e costurar o capim, a produção das peças de capim-dourado, a extração da seda do buriti, a confecção da Viola de Buriti, e o extrair o som da Viola de Buriti”, declarou a diretora.


Escola no Quilombo


Na semana que antecede a festa da colheita, anciãos da comunidade realizam oficinas de saberes ancestrais com os alunos da escola durante as aulas do componente Cultura Quilombola, em interface com outras disciplinas do currículo, como forma de valorizar e assegurar os saberes e arranjos produtivos locais. Uma semana antes os alunos também observam a organização da festa, além de realizarem produções textuais, entrevistas e participação de palestras. Já durante a festa da Colheita ocorre a exposição na Casa de Cultura, além de debates na realização da Mesa Dourada.

Em 2023, essas vivências também aconteceram durante a Festa da Colheita, com exposição de objetos culturais produzidos pelos estudantes que também participaram de apresentações culturais, homenagem ao músico Maurício Ribeiro (In Memoriam) e participação nos jogos de futebol.

Para realização desse projeto, a escola conta com o apoio dos Mestres do Quilombo Carrapato e Mumbuca, da Associação dos Extrativistas do Povoado Mumbuca, além de órgãos como a Secretaria Estadual de Educação e a Superintendência Regional de Educação.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

RIO SONO: Prefeita Valdéia anuncia construção de 25 casas populares

Unidades habitacionais serão construídas com recursos do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’,...

CARNA NOVO ACORDO: Evento histórico é finalizado com sucesso de público e aprovação

Festa reuniu uma multidão de foliões e foi encerrada nesta terça-feira, 17,...