MATEIROS: Prefeito Jesy Vieira comemora participação no projeto Justiça Cidadã, encerrado com ação voltada à agricultura familiar

por Jornal Folha do Jalapao — 23/10/2025 às 10:19 — em Cidades, Destaques, Estado

Foram entregues 70 kits de sementes do programa Mesa Farta, para fortalecer os pequenos produtores da região


“O acesso aqui é muito difícil. Tudo depende de deslocamento, até para arrumar um documento”, destacou o prefeito de Mateiros, Jesy Vieira, ao ressaltar a importância da presença das instituições públicas no município durante o encerramento do projeto Justiça Cidadã no Cerrado, nesta quarta-feira, 22. O evento marcou o fim da participação do Governo do Tocantins na ação interinstitucional coordenada pela Justiça Federal – Seção Judiciária do Tocantins (SJTO), realizada em parceria com diversas instituições. Durante a programação, foram entregues 70 kits de sementes do programa Mesa Farta.

A cerimônia contou com a presença da primeira-dama e desembargadora Ângela Prudente, do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Carlos Pires Brandão, e de outras autoridades estaduais e municipais.

Valorização das comunidades e cidadania

A primeira-dama e desembargadora Ângela Prudente, que coordena o Comitê Regional do Pop Rua Jud, programa do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) voltado a ações de acolhimento e cidadania, destacou a relevância da iniciativa.

“É dever das instituições e compromisso de todos nós fazermos com que direitos fundamentais alcancem até o ponto mais remoto do nosso amado estado do Tocantins. Escolher Mateiros, com sua beleza singular e comunidades tradicionais como Mumbuca, é reconhecer a força de um povo que preserva história, cultura e ancestralidade, mas que também enfrenta vulnerabilidades que demandam um olhar atento, solidário e comprometido”, salientou.

O ministro Carlos Pires Brandão também reforçou a importância da união de esforços entre as instituições. “Nós estamos muito felizes de estarmos aqui no Tocantins, poder testemunhar esse momento sublime da cidadania. As instituições fazem mais e melhor quando agem conjuntamente. Essa forma colaborativa e integrada de atuação, como estamos vendo aqui em Mateiros, é algo pioneiro, inovador — e o resultado está aqui”, destacou.

Entrega de kits de sementes

A entrega dos kits integra o programa Mesa Farta, desenvolvido pelo Governo do Tocantins por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins). O programa tem como objetivos apoiar pequenos produtores rurais, fomentar a geração de renda e incentivar a produção de alimentos de qualidade.

O secretário de Estado de Assuntos Institucionais, Eduardo dos Santos Sobrinho, realizou a entrega simbólica e ressaltou a importância da parceria. “Agradecemos ao Judiciário pelo programa Justiça Cidadã no Cerrado, que atende a nossa comunidade. Agradecemos ao nosso governador Laurez Moreira, que nos enviou para trazer uma mensagem especial e que está buscando atender às demandas dos municípios. O programa Mesa Farta vai alcançar o pequeno produtor na sua produção”, afirmou.

O agricultor e extrativista José Batista dos Santos, morador da zona rural de Mateiros, foi um dos beneficiados. “Vai ser uma grande ajuda. Agradeço muito ao Governo do Estado. Essas sementes vão contribuir bastante na minha plantação, principalmente por causa dos custos”, relatou.

Justiça Cidadã no Cerrado

Realizado de segunda-feira, 20, a quarta-feira, 22, o projeto Justiça Cidadã no Cerrado ocorreu em conjunto com a 3ª edição do Juizado Especial Federal Itinerante (Jefit), em Mateiros. A iniciativa busca interiorizar a prestação jurisdicional e ampliar o acesso a direitos fundamentais em regiões de alta vulnerabilidade, com atenção especial às comunidades tradicionais do Jalapão.

Durante os três dias de ação, foram oferecidos à população serviços de saúde, emissão de documentos, ações educacionais, iniciativas de inclusão social e atividades comunitárias.

O juiz federal e diretor do Foro da SJTO, Igor Itapary Pinheiro, avaliou positivamente os resultados.
Encerramos essa primeira edição com a certeza de que a Justiça Cidadã no Cerrado não termina aqui. Ela segue com o compromisso permanente de levar dignidade, inclusão e justiça a todos os cantos do Tocantins. Que as sementes plantadas em Mateiros floresçam em novos municípios, novos projetos e novas parcerias. E que o espírito de solidariedade e cooperação vivido aqui continue a inspirar todos nós”, completou.

O encerramento contou ainda com casamentos comunitários, reforçando o caráter social e inclusivo do evento.

Presenças

Também participaram da cerimônia a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Maysa Vendramini Rosal; o defensor público Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves; a secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Ana Carina Mendes Souto; o secretário-executivo da Governadoria, Homero Barreto, entre outras autoridades estaduais e municipais.

Fonte: Secom-TO

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Santa Tereza celebra Dia do Professor e do Servidor Público com grande confraternização

Evento promovido pela Prefeitura homenageia profissionais da educação e servidores municipais com...

Prefeitura e Sancetur negam quebra de contrato; ônibus foram retirados para revisão

Empresa publica nota no aplicativo SOU PALMAS e informa que ônibus retirados...