MATEIROS: Prefeito Pastor João Martins participa de encontro de adesão ao Voucher Digital em Ponte Alta do TO

por Wenina — 18/08/2021 às 08:58 — em Cidades, Destaques

O prefeito Pastor João esteve em Ponte Alta do TO, juntamente com os demais prefeitos da região, onde foram debatidas medidas e propostas para a implantação do Voucher Digital, que deve ser efetivada até o início do próximo ano em todos os municípios do Jalapão.


A implantação do Voucher Digital, que tem a finalidade de promover o ordenamento turístico do Jalapão, deve se tornar realidade em breve em toda a região. Na manhã desta terça-feira, 17, foi dado mais um importante passo na direção da implantação da proposta, com a aprovação da adesão à iniciativa pelos demais municípios do Jalapão.

O prefeito de Mateiros, Pastor João Martins, esteve em um encontro em Ponte Alta do Tocantins, em que autoridades e representantes de entidades debateram os critérios para a implantação. Em Mateiros, a efetivação do projeto já está ocorrendo e já tem prazo final para o cadastramento: 15 de setembro.

O gestor, acompanhado do secretário Municipal de Turismo, Maicon Dimabarre, e do presidente da Câmara Municipal, Ademolson Ribeiro, foi recepcionado pelo prefeito de Ponte Alta, Kleber do Sacolão, e sua equipe. Também participaram do encontro, a vice-prefeita de Ponte Alta, Juliana Gastaldi, bem como os prefeitos Deusany Batista, de Novo Acordo, Carlos Irael, de São Félix, e Suelene Matos, de Lizarda.

O prefeito de Santa Tereza do TO, Antônio Campos, foi representado pelo secretário de Finanças do Município, Leonel Campos, e o prefeito de Lagoa do TO, Leandro Soares, pelo presidente da Câmara do Município, Urbano Corado. As autoridades foram acompanhadas por vereadores e secretários. Também esteve no encontro, a representante do presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Maria Antônia Valadares, bem como os presidentes da Associação Tocantinense de Turismo Receptivo (ATTR), Fernando Torres, e da Associação de Turismo Regional do Jalapão  (Atureja), Mauro Celso. 

Implantação

Na ocasião, os municípios entraram em consenso quanto à resolução de diversas situações referentes ao trade turístico, para que o processo de implantação seja efetivado até janeiro do próximo ano. O prefeito Pastor João enfatizou os benefícios que serão obtidos com a implantação.

“Sentimos na pele as dificuldades que enfrentamos aqui na Região do Jalapão, e Deus tem nos agraciado com o turismo. Estamos nos organizando para que todos possam ganhar com o turismo. Não é só Mateiros, são nove cidades unidas para nós organizarmos, com o objetivo de que todos possam viver bem e as próximas gerações vejam este legado no futuro”, disse o Pastor João.

A reunião também contou com esclarecimentos de dúvidas e sugestões, principalmente, das entidades de turismo, além de debate em relação ao fator gerador de arrecadação e em consenso ficou definido que será considerado o uso do atrativo natural do Município por dia de permanência, além do valor da taxa de R$ 5, e 2% de ISSQN (Imposto sobre serviços de qualquer natureza), referente à nota de prestação de serviço emitida nos respectivos Municípios.

O secretário Maicon Dimbarre comemorou a aprovação do Voucher Digital em Ponte Alta. “Os prefeitos irão discutir uma lei conjunta para que se aplique aos quatro municípios e aos demais municípios do consórcio que futuramente vão aderir à proposta, que neste momento vale para Pindorama, Mateiros, Ponte Alta e São Félix. Já avançamos muito com as decisões de hoje com esta aprovação”, comentou.

O encontro culminou ainda com a proposição para elaboração de projetos de lei dos municípios, para serem enviados, discutidos e aprovados pelas respectivas câmaras municipais.

Audiência Pública

No próximo dia 1º de setembro Mateiros sediará uma audiência pública para o debate e esclarecimentos quanto a um importante tema: o Projeto de Lei do Governo do Estado, que prevê a privatização das áreas públicas do Parque Estadual do Jalapão. A reunião contará com a presença dos prefeitos da região, que receberam o convite do prefeito Pastor João, bem como as autoridades, lideranças e comunidades.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

SANTA TEREZA: Governador Wanderlei entrega ponto de internet via satélite do projeto Tocantins Conectado no Quilombo Barra do Aroeira

Ação realizada em Santa Tereza marca início da expansão da conectividade em...

Palmas ganha dois novos locais de votação e amplia estrutura eleitoral para 2026

A capital já contabiliza mais de 210 mil eleitoras e eleitores. Com...