Tocantins - 19/03/2024 - 08:06

Folha do Jalapão

MATEIROS: Prefeito solicita do Governo do TO recuperação de pontes que podem deixar Município em isolamento

Postado em 15/10/2021

As pontes de madeira e concreto estão bastante deterioradas e se encontram na TO-247, que liga o município ao estado da Bahia. A Cidade pode ficar ilhada se as pontes chegarem a desmoronar, o que pode acontecer a qualquer momento. O prefeito esteve em reunião com o vice-governador Wanderlei Barbosa e solicitou novas pontes de concreto.

O município de Mateiros pode chegar a ficar isolado se duas pontes não começarem a ser reconstruídas. O prefeito de Mateiros, Pastor João Martins, esteve nesta quinta-feira, 14, em reunião com o vice-governador Wanderlei Barbosa, onde solicitou do Governo do Estado a reconstrução das pontes que se encontram em rodovia estadual e estão em péssimas condições de tráfego. O Governo já enviou engenheiros ao local no ano passado que após avaliação condenaram as estruturas.

As pontes na TO-247 estão sobre os rios Galhão e Cumassado, sendo uma de madeira e outra de concreto, e são utilizadas por moradores da região, já que ligam o município ao estado da Bahía. O prefeito, que já fez diversas solicitações além desta, enfatizou que as pontes estão em péssimo estado de conservação, com risco eminente de acidentes no trajeto, ou seja, uma tragédia anunciada.

“Essas pontes estão praticamente intransitáveis, e são por onde passam os nossos materiais e mantimentos, como combustíveis e material de construção. Desde 2017 solicito ao Governo para fazer essas pontes, porque é nosso único acesso para caminhões pesados. É um apelo, porque está intransitável e essa semana um caminhão caiu em uma delas. Estamos realizando obras no município com recursos federais e esse material vai passar por essas pontes. As obras estão em andamento e estamos preocupados com essa situação, e se essas pontes caírem a cidade vai ficar praticamente em isolamento”, disse.

Ao solicitar o benefício o gestor destacou que a via também está sendo bastante utilizada por turistas, já que fazem o intercâmbio ligando o Jalapão à Região Sudeste, com o turismo nas Serras Gerais, além da expansão do agronegócio e escoamento da produção.

Mateiros faz parte do “65 destinos indutores”, do Programa PDITS do Jalapão, “Roteirização Turística” do Ministério do Turismo, e concentra destinos sagrados do Jalapão, além de estar no Mapa do Turismo Brasileiro na região denominada “Encantos do Jalapão”.

Compartilhe no:

Relacionados