Tocantins - 29/03/2024 - 09:51

Folha do Jalapão

MATEIROS: Quilombola Tayza Pereira brilha com vestido de Capim Dourado no Povoado Mumbuca

Postado em 22/09/2021

Aos 15 anos, a jovem quilombola Tayza Pereira se destaca ao desfilar com vestido de Capim Dourado que representa tradição do povo do Mumbuca, berço do artesanato do Jalapão, no Município de Mateiros.

Mais que um simples vestido, um traje carregado de tradições e da expressão secular do povo do Mumbuca. A beleza da mulher quilombola foi representada de forma mais que especial pela jovem Taíza Pereira, durante a Festa da Colheita do Capim Dourado no Povoado Mumbuca, Município de Mateiros. O desfile da noite do dia 18 de setembro foi o mais esperado pela comunidade e o mais especial para a quilombola Taíza Pereira.

A jovem brilhou na passarela e teve todos os olhares voltados com o lindíssimo vestido cobiçado e elogiado em todo o Brasil. O vestido de Capim Dourado, desenhado pelo estilista tocantinense Luiz Fernando Carvalho para o Miss Brasil 2021, foi usado pela modelo Mylena Nascimento, com o apoio do Governo do Tocantins. O traje pertence ao acervo da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc).  

Orgulho

Durante o desfile os olhos dos moradores da Comunidade, visitantes e autoridades, se voltaram para Tayza, que refletia a beleza do capim dourado. O prefeito da Cidade, Pastor João Martins, enfatizou o orgulho de toda a comunidade por tamanha beleza e irreverência da jovem. “Nesta festa tivemos essa grande e linda surpresa, que ocorreu com a providência de Deus e com o olhar atento dos profissionais que estão por trás da confecção desse vestido. A nossa querida Tayza mostrou que o Quilombo do Mumbuca tem muito a oferecer, e esbanja uma beleza ímpar”, disse o gestor.

A primeira dama do Município, Mariene Tavares, parabenizou a jovem quilombola pela irreverência. “Temos uma verdadeira miss aqui no Mumbuca, e como ela todas as nossas lindas mulheres tem uma beleza única. Com certeza ela se destacou com essa peça tão linda, um orgulho para nossa Cidade, e para as tradições do artesanato em capim dourado. Parabéns a ela e ao estilista que realizou esse lindo trabalho”, completou.

O traje conta com mais de 1100 peças artesanais, produzidas com o apoio de 15 artesãs, e levou mais de 720 horas para ser confeccionado. “O vestido é um grande quebra-cabeça. Cada peça busca destacar o trabalho das artesãs e a beleza do Capim Dourado. Ter esse trabalho reconhecido pela comunidade e trocar experiências com as famílias que deram origem a essa tradição é algo mágico para mim”, revela o estilista Luiz Fernando, que realizou uma bate-papo com as artesãs e adolescentes do Mumbuca ao expor a peça durante a festa.

Emoção

Tayza Pereira, que mora na comunidade, falou da alegria em representar as mulheres dos quilombos da região do Jalapão. “Estou super feliz, nunca pensei em um momento como esse. Hoje eu estou orgulhosa, pois acho que o vestido me escolheu para que eu pudesse apresentar a nossa cultura e representar a nossa comunidade”, declarou Tayza ao revelar que nunca havia desfilado ou se maquiado profissionalmente.

O presidente da Adetuc, Jairo Mariano, enfocou que o objetivo é levar ainda mais longe a arte em capim dourado. “A valorização do artesanato tem sido uma das principais linhas de trabalho do Governo do Tocantins para a geração de emprego e renda. Apresentar o vestido na festa da colheita estimula e potencializa a atividade das artesãs da região”, completa. 

Compartilhe no:

Relacionados