Mateiros realiza 2º Fórum Comunitário do Selo Unicef

por Wenina — 27/06/2024 às 08:45 — em Cidades, Destaques

Os Fóruns Comunitários são encontros entre famílias, educadores, profissionais de saúde, assistentes sociais, gestores municipais, empresas, adolescentes e todos que podem de alguma forma contribuir e influenciar na garantia dos direitos das crianças e adolescentes

Com o objetivo de avaliar políticas públicas, elaborar iniciativas e demonstrar os avanços das estratégias de garantias de direitos das crianças e adolescentes, o Município de Mateiros realizou nesta quarta-feira, 26, a 2ª edição do Fórum Comunitário do Selo Unicef. A iniciativa faz parte do cronograma de atividades para a certificação do Selo, que atribui ao Município uma série de atividades a serem desenvolvidas para o referido público.

O evento foi realizado na Escola Municipal Professora Ernestina Vieira Soares, e contou com a presença do prefeito Pastor João Martins; primeira-dama e secretária municipal de Educação, e de Habitação, Trabalho e Assistência Social, Mariene Tavares; articuladora Municipal do Selo Unicef, Márcia Dias, secretária municipal de Saúde, Aislane Lisboa; presidente da Câmara Municipal, Zuraildo Matos (Cural), além dos vereadores Admolson Ribeiro e Zilmar Alves.

Também estiveram presentes as gestoras escolares Izabel Ribeiro Neta, ndria Parente e Noélia Mantezuma, e, os conselheiros tutelares Gesilene Pereira Batista, Solení Santos Moreira, Paloma Oliveira de Sousa e Romário Ribeiro Gonçalves.

Compromissos

Ao falar aos presentes, o prefeito Pastor João comentou sobre os avanços para as crianças e adolescentes obtidos em sua Gestão, ao longo de oito anos. “Eu quero agradecer a Deus pela oportunidade de estar aqui com toda esta organização. Parabenizo a todos que organizaram, tem sido um orgulho trabalhar com essa equipe. Como prefeito, tenho buscado benefícios, a exemplo da assinatura da adesão ao Selo Unicef, que tem dado certo. Justamente por não estar aqui na cidade diariamente, é que estou lutando por mais recursos, inclusive para esta área”, declarou o gestor.

A secretária Mariene Tavares falou ao público sobre a satisfação em participar das ações do Selo. “Obrigada a Deus por toda oportunidade, e agradeço a todos vocês que estão aqui , fazendo acontecer. O Selo Unicef não é só premiação, mas são políticas públicas voltadas para as crianças da primeira Infância e adolescentes”, frisou.

Participação


A secretária executiva, Márcia Dias, que é articuladora do Selo, explicou que o objetivo do Fórum é avaliar o Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes e subsidiar o Relatório de Acompanhamento do Selo UNICEF Edição 2021-2024.

“Os municípios reúnem toda a sociedade para que possam apresentar os resultados alcançados sobre as ações que foram propostas no Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, aprovado no 1º Fórum Comunitário, em 2022. A realização do 2º Fórum Comunitário é de caráter obrigatório para a certificação no Selo e tem como principal objetivo mostrar os avanços e desafios dos municípios na caminhada da garantia do desenvolvimento de políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes”, enfatizou.

Para a professora mediadora, Meire Lourenço, o evento em Mateiros foi um marco significativo na busca por soluções concretas para os desafios enfrentados pelas crianças e adolescentes desta comunidade.

“A ampla participação de diversos setores da sociedade, incluindo autoridades, educadores, pais e, principalmente, os próprios jovens e crianças, demonstrou a força e a importância da colaboração comunitária. O sucesso deste fórum destaca a importância de mantermos um diálogo aberto e contínuo entre todos os membros da comunidade. É fundamental que continuemos a trabalhar juntos, compartilhando experiências e aprendizados, para garantir que todas as crianças e adolescentes tenham acesso a oportunidades justas e equitativas”, avaliou a professora.

A psicóloga Hemily Quental realizou a palestra magna do evento e relatou sobre a importância da certificação para Mateiros. “O principal objetivo dos municípios que estão inscritos no selo Unicef é voltar o olhar para as crianças e adolescentes, se comprometendo com a oferta dos serviços de saúde, educação, assistência social, proteção e esporte, além de ter uma gestão comprometida com a formulação de políticas públicas a favor do combate à desigualdade social”, destacou.

Os participantes do Fórum também tiveram a oportunidade de conhecer as iniciativas bem-sucedidas implementadas no Plano de Ação do Município.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Restaurantes comunitários de Palmas recebem aprovação de 90,7% dos frequentadores entrevistados

Usuários destacam atendimento, infraestrutura e organização nas unidades da Capital, que serviram...

Prefeitura de Palmas abre seleção para Escola de Música da Guarda Metropolitana

Iniciativa oferece 15 vagas imediatas e dez para cadastro reserva a jovens...