MATEIROS: Sedematur participa de reunião sobre obrigatoriedade do Voucher nos atrativos do Jalapão

por Wenina — 25/01/2024 às 10:46 — em Cidades, Destaques

O sistema para entrada nos pontos turísticos controla a quantidade de pessoas, e assim, promove ordenamento turístico. A emissão é feita pelo Município através de empresa terceirizada, e passa a ser obrigatório nos pontos administrados pelo Naturatins

Nesta terça-feira, 23, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo (Sedematur) de Mateiros participou de uma reunião no Naturatins, que teve como foco tratar da obrigatoriedade da emissão do Voucher Digital para a entrada nos atrativos do Jalapão. A titular da Pasta, Lécia Francisca de Jesus esteve no encontro, assim como o presidente do Naturatins, Renato Jayme, secretário estadual de Turismo, Ercy Filho, além do gerente de áreas protegidas, Rodrigo Sávio e da gerente do Parque Estadual do Jalapão, Vanessa Corado.

A emissão do Voucher já é obrigatória, mas ainda está em fase inicial de implantação com alguns ajustes de acordo com a necessidade dos atrativos. O sistema é de responsabilidade do Município, sendo gerenciado pela empresa Ecoaçu, que esteve na reunião.

De acordo com Lécia, a emissão já está em funcionamento. “Existe uma Lei do voucher único desde 2017, e desde então foram feitas várias tentativas para a implantação, mas só agora estamos conseguindo fazer com que realmente funcione. O município tem o sistema em que as agências fazem a emissão e seus agendamentos. Para facilitar, o mesmo sistema criou uma extensão para os turistas avulsos que chegam sem o voucher poderem acessar e fazer as emissões”, explicou.

Voucher Digital

Através do sistema desenvolvido pela Eco Açú Tecnolocia, o Voucher será de uso obrigatório dos turistas nos locais de visitação em todo o Jalapão, e consiste em um sistema de controle dos fluxos do turismo aos atrativos visando assegurar a preservação do ecossistema; o controle sobre as informações de visitação; carga de circulação nos atrativos; aumento da qualidade dos serviços prestados; equilíbrio sobre os valores empregados; a segurança do visitante.

O sistema permite o gerenciamento, controle e emissão de voucher eletrônico visando à fiscalização das operações e prestações de serviços das agências de turismo credenciadas, veículos, prestadores de serviços, emissão de relatórios gerenciais, em diversos formatos, ferramenta para monitoramento e fiscalização das agências de turismo em tempo real.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Mateiros abre festa dos 35 anos com ato marcado por fé, reconhecimento e avanços

Abertura das comemorações dos 35 anos reuniu autoridades políticas, lideranças religiosas e...

Lei que cria Escola de Governo de Palmas é sancionada

Norma assinada por Eduardo Siqueira Campos institui a EGP para qualificar servidores...