Tocantins - 20/06/2021 - 01:51

MATEIROS: Semana do Meio Ambiente tem início com visita à Pedra da Baliza

Postado em 07/06/2021

Compartilhe no:

O local é um importante monumento histórico e geográfico da Região, sendo considerado um marco entre os estados do Tocantins, Bahía e Piauí. Em janeiro o local sofreu vandalismo, sendo que a Prefeitura chegou a fazer denúncia pública. Ação ocorre em parceria com o ICMBio, que é o órgão responsável pela Estação Ecológica Serra Geral, além de outras entidades.

A Semana do Meio Ambiente de Mateiros teve início nesta sexta-feira, 4. A primeira ação da Semana foi a visita à Pedra da Baliza, distante 45 Km do Município. O monumento natural era considerado o marco geográfico entre os estados do Tocantins Bahia e Piauí. Em janeiro a pedra sofreu vandalismos e foi pichada, e a Prefeitura Municipal, que chegou a realizar visita ao local na época, se comprometeu em revitalizar a área.

A visita foi realizada pelo secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, Maicon Dimbarre, em parceria com o Naturatins, Instituto Pé de Copaíba, Adote o Cerrado, SEMARH – Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e o ICMBio – Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade, além das secretarias municipais de Educação, e, Assistência Social.

“A ação já havia sido planejada desde o momento em que foi vandalizada. Conforme o plano de manejo, a pedra vai passar por uma ação de sinalização, de informação histórica, cultural e turística, iremos também adequar o estacionamento e acesso à pedra. Então a partir desta visita serão feitas essas definições, valorizando a Pedra da Baliza, um local tão importante”, ressalta o secretário Maicon.

A abertura da Semana ocorreu de forma simbólica na Praça do Centro de Atendimento ao Turista (CAT). Na ocasião, o secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, Avany Alecrim, destacou que a gestão vem trabalhando em parcerias. “Vamos sempre nos dar as mãos para o que nós pudermos fazer, em parceria, para que as coisas andem, e estamos sempre à disposição para fazer o melhor”, disse o secretário.

“A partir dessa parceria a gente consegue mapear os problemas e resolver. Quando a gente trabalhar de forma integrada as coisas se facilitam”, ressaltou o gestor do Parque Estadual do Jalapão, Reinaldo Tavares, durante a abertura.

Visita


Também participaram da visita os analistas da Gerência Regional do centro oeste (GR-3) do ICMBio: Helder Oliveira (ponto focal de fiscalização da GR3) e Leandro Ciotti (ponto focal de Uso Público e Plano de Manejo da GR3). A Gestora da APA do Jalapão, Rejane Nunes, enfatizou a importância da ação e das parcerias. “Essa região onde está a Pedra da Baliza é uma região importante geograficamente, porque vários visitantes passam por aqui e acabam parando para fazer fotos, uso de imagem, e ordenar esse patrimônio da pedra é importante no sentido de conservar”, disse.

Para a Analista Ambiental do ICMBio (Ponto Focal de Fiscalização e Chefe Substituta da ESEC Serra Geral do Tocantins) Lucélia Gonçalves Moraes, “a atividade de vistoria técnica na pedra da Baliza foi extremamente produtiva. Conseguimos dar os encaminhamentos para a melhor forma de ordenamento para a visitação para fins educacionais. É uma ação muito importante para a proteção ambiental desse monumento e que visa também a segurança das pessoas que acessam a área”, comentou.

Compartilhe no:

Relacionados