Tocantins - 19/05/2022 - 08:21

Folha do Jalapão

Mateiros será projeto-piloto em ações em prol do turismo no Tocantins

Postado em 13/12/2021

41 cidades serão contempladas com investimentos do Sebrae estadual e de Prefeituras locais.

Por ser um destino turístico já consolidado, Mateiros, que engloba parte do Parque Estadual do Jalapão, foi escolhida como cidade-piloto para a execução do projeto que está sendo feito em parceria entre o Sebrae-TO, a ABET (Agência Brasileira de Engenharia Turística) e 41 administrações municipais, conforme ressalta a secretária de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, Thaysa Demarchi.

“Nosso município é um destino de alta procura e é um dos que mais tem atrativos e meios de hospedagem na região. Estamos em um momento superimportante para o setor na cidade e as ações que estão sendo feitas, como a implantação do SITUR (Sistema de Inteligência Turística), nos ajudarão muito a nortear os investimentos futuros em turismo”, comentou a secretária.

Nesta segunda-feira,13, pesquisadores da ABET iniciam os trabalhos presenciais em Mateiros para o desenvolvimento do Inventário da Oferta Turística, que visa mapear o que o município tem a oferecer aos visitantes que escolhem a cidade como destino, fortalecendo sua imagem e posicionando-o de acordo com os anseios do trade, da gestão pública e, claro, dos mateirenses.

Essa primeira fase está acontecendo em duas etapas: a primeira já está sendo feita via ligações telefônicas e, a segunda, será focada no trabalho de campo, em que os pesquisadores visitarão presencialmente os estabelecimentos turísticos da região até o dia 18/12 para confirmar dados (como CNPJ, endereço, capacidade de atendimento e contatos). Depois das visitas, serão enviados links com questões sobre o turismo local para que os empresários deem suas opiniões sobre a atual situação do setor no município, a fim de mapear o que deve ser prioridade quanto às ações que serão desenvolvidas.

De acordo com o responsável técnico pelo projeto e diretor-executivo da ABET, Dener Fonseca, o SITUR tem, hoje, o maior banco de dados do turismo brasileiro. Para essas cidades em que vamos trabalhar, por exemplo, já temos mais de 80% da oferta turística mapeada.

“Com as visitas presenciais dos pesquisadores, vamos validar, por exemplo, se os negócios turísticos continuam ativos ou não. Um resultado natural que acontece com a implantação do Sistema é o aumento do interesse de gestores e moradores nas questões que estão sendo discutidas, uma vez que eles passam a entender a importância disso para se beneficiarem das políticas públicas em prol do turismo oferecidas pela administração municipal. Outra ação que faremos será quanto à pesquisa de leis, da estrutura administrativa da Prefeitura e dos instrumentos de planejamento e gestão, para entender melhor como cada cidade funciona e quais estratégias devemos propor para atender aos anseios do público envolvido diretamente ou não com a atividade turística. Por fim, vamos posicionar cada um dos municípios com base no Índice de Desenvolvimento Turístico que será criado para o estado em parceria com o SebraeTocantins”.

Nesse primeiro momento, além de Mateiros, serão atendidas as cidades de Araguaína, Araguatins, Colinas do Tocantins, Filadélfia, Lizarda, Pau Darco, São Bento do Tocantins, Tocantínia, Tocantinópolis e Wanderlândia, conforme explica o analista técnico do Sebrae-TO e gestor do contrato, Gilberto Martins Noleto.

“A ABET é uma empresa com muito know-how e ampla experiência no mercado. Ela será responsável por realizar os inventários da oferta turística como instrumentos-base de informações e os planejamentos turísticos dos municípios para fins de gestão da atividade turística com foco em gerar negócios. Acreditamos que o SITUR será uma forma organizada e planejada de executar bem os trabalhos e, por meio dele, os municípios poderão falar com propriedade sobre seus resultados, uma vez que estarão embasados em dados. Estamos muito felizes com essa parceria promissora”, disse Gilberto.

As ações acontecerão, de maneira escalonada, até o meio de 2022.

Compartilhe no:

Relacionados