Tocantins - 03/04/2025 - 03:56

Folha do Jalapão

MATEIROS: Viveiro Municipal recicla embalagens para produção de mudas que são utilizadas na arborização da Cidade

Postado em 06/05/2021

O Instituto Pé de Copaíba, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, produz as mudas nativas para arborização da Cidade com embalagens que seriam descartadas no lixo pelos comerciantes locais.

A produção de uma muda passa por várias etapas: primeiro, as sementes são colocadas nos canteiros, após nascimento, são transplantadas para a embalagem e encaminhadas para a estufa. Passados alguns dias, dependendo da espécie, elas são levadas para tomar sol e, por fim, encaminhadas para os plantios.

Em Mateiros, além de produzir mudas que favorecem o meio-ambiente e a saúde da população, o viveiro municipal utiliza embalagens que são recicladas para esta produção, retirando do lixo uma grande quantidade de resíduos que levariam anos para se decompor.

O Instituto Pé de Copaíba que abriga o viveiro, possui parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo. O responsável pelo Instituto, José Junior, adquiriu a área para os espaços de produção de mudas há cerca de oito anos. Antes, o terreno era utilizado para depósito de lixo.

José Junior explica como iniciou os trabalhos para a produção das mudas com embalagens. “Como eu não tinha estrutura para produzir pegava caixas de leite e copos descartáveis. Eu passava pelas pousadas recolhendo esses materiais, e aos poucos as pessoas foram vendo e começaram a deixar no próprio Instituto. Hoje várias pousadas deixam esse material semanalmente”, disse ele.


O Instituto já chegou a produzir cinco mil mudas em caixas de leite, e produz cerca de 400 mudas por dia. “A ideia surgiu da mesma forma que o projeto, a preocupação com o lixo, desmatamento, fogo no cerrado, e principalmente a questão do lixo, já que aqui o terreno era o lixão”, explica José Junior.

O secretário de Meio Ambiente Maicon Dimbarre reforçou que o projeto visa também a revitalização de diversos pontos do Município. “Essa é uma ação que ele continua, passa nas pousadas e restaurantes recolhendo, faz a limpeza e higienização e transforma isso em mudas, com preenchimento de terras. Já utiliza também os sacos corretos, porem continua com esse trabalho, com produção de até 400 mudas por dia. A ideia dessas mudas é de que serão utilizadas dentro do Município de Mateiros para a arborização do Município e revitalizar áreas degradas”, conclui.

Compartilhe no:

Relacionados