Médicos anestesiologistas do Tocantins suspendem cirurgias eletivas e participação em mutirões na rede estadual

por Jornal Folha do Jalapao — 10/09/2026 às 09:58 — em Destaques, Estado

A Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Tocantins (Coopanest-TO) suspendeu, a partir desta quarta-feira (9), os serviços anestesiológicos em cirurgias eletivas e a participação em mutirões realizados nas unidades próprias e conveniadas da rede estadual de saúde.

A medida foi adotada após a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) não regularizar os pagamentos no prazo estabelecido, mesmo após reiteradas notificações encaminhadas pela cooperativa.

Apesar de pagamentos realizados recentemente pelo Estado, permanecem pendências referentes a serviços prestados há cerca de seis meses. A Coopanest-TO também informa que o cronograma relativo ao processo de Reconhecimento de Dívida não foi cumprido integralmente pela gestão estadual.

Com o encerramento do prazo sem o cumprimento das condições notificadas, ficam suspensos os serviços anestesiológicos em cirurgias e procedimentos eletivos, consultas e avaliações pré-anestésicas ambulatoriais, exames eletivos realizados sob sedação ou anestesia e mutirões cirúrgicos noturnos ou aos finais de semana.

Os médicos anestesiologistas seguem prestando atendimento integral aos casos de urgência e emergência, com cobertura ininterrupta por meio de plantões presenciais e de sobreaviso.

A retomada dos procedimentos eletivos e da participação nos mutirões está condicionada à quitação das parcelas vencidas do Reconhecimento de Dívida e à regularização do faturamento referente aos últimos 90 dias. A notificação também foi encaminhada ao Ministério Público do Estado do Tocantins, ao Ministério Público Federal e ao Conselho Regional de Medicina do Estado do Tocantins.02

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Com investimento de R$ 396 mil, Prefeitura de Palmas entrega reforma do kartódromo municipal

Após obras de revitalização, espaço volta a receber competições com pilotos do...

Palmas terá dois Dias D de Multivacinação no mês de novembro

Primeira mobilização será no sábado, 7, aberta à população em geral; segunda...