Tocantins - 22/04/2024 - 03:50

Folha do Jalapão

MULHERES QUE INSPIRAM: Homenagens a personalidades femininas marcam Dia da Mulher em Aparecida

Postado em 10/03/2024

As aparecidenses participaram de um evento único, cheio de inspiração e homenagens a mulheres que inspiram e que fizeram uma trajetória de sucesso na cidade

Por- Nayla Oliveira

Mulheres de Aço de Flores. Assim foram denominadas personalidades femininas de Aparecida do Rio Negro que fizeram a diferença em seus espaços de atuação e que foram homenageadas em um evento cheio de Inspiração. Aliás, essa foi a palavra mais dita na noite desta sexta-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, em Aparecida do Rio Negro.

O evento “Mulheres que Inspiram”, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, foi um marco para as mulheres. Emoção, alegria, homenagens e muita inspiração fizeram parte do encontro que ocorreu no Ginásio Isaias Xavier. No dia da Mulher, 11 personalidades aparecidenses foram homenageadas de forma especial, como reconhecimento por suas trajetórias de vida e pelo diferencial que fizeram e fazem ao seu redor.

Além delas, muitas convidadas de honra participaram do evento e foram recebidas pela anfitriã, primeira-dama Luísa Marques, e prefeito Suzano Marques. Dentre elas, a secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, a primeira-dama do município de Rio Sono, Tálita Martins e a empresária Kleijane Costa, palestrante da noite.

As mulheres foram recebidas ao som de lindas canções entoadas pela Banda de Música W.A, com instrumentos musicais ao vivo, que encantaram as convidadas. Além disso, o espaço para fotos foi mais um atrativo, onde todas puderam registrar o momento e a beleza feminina.

Emoção

Ao iniciar o evento e dar as boas-vindas às mulheres, Luisinha falou da emoção em receber as aparecidenses para falar dos dons femininos. “Desejo boas-vindas a todas, nosso público está lindo com mulheres maravilhosas, sem vocês nada disso estaria acontecendo. Nós sabemos da história, conquistas, sucessos de cada uma aqui, que são os nossas também. De uma forma de outra, nós nos vemos nessas mulheres que estão sendo homenageadas, e é uma pequena amostra que representa as demais mulheres aparecidenses e a história de cada uma tem ensinado. Que nós, mulheres, possamos saber que é possível ter sucesso, vencer. Estou muito feliz com a presença de vocês, e que esse evento possa demonstrar o nosso carinho por cada uma de vocês”, afirmou a anfitriã.

O prefeito Suzano Marques falou às mulheres parabenizando a todas pelo dia especial. Ele se referiu a cada uma das homenageadas, suas histórias de vida e como cada uma contribuiu com o município. “É muito bom estar com essas mulheres empoderadas, guerreiras, vitoriosas e estou feliz em estar ajudando para que elas tenham uma vida melhor”, frisou.

Ele falou de ações da atual gestão que também beneficiam as mulheres. “Quando eu tomei posse nomeei metade do meu secretariado mulheres. Precisamos fazer ainda mais pelas mulheres e nesta semana estive em Brasília, e já conseguimos, dentre outros benefícios, uma caminhonete destinada para cuidar das mulheres, além de mais recursos. Então vamos investir em educação, saúde, para as crianças. Parabéns mulheres, pelo seu dia, podem contar sempre comigo”, disse o prefeito.

A secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, relembrou a história de vida da mãe, Maria Rosa, que perdeu a vida para o câncer, mas deixou um legado de alegria, esperança e paz.

A secretária ainda destacou ações e parcerias executadas pela Pasta para efetivar ações em prol do público feminino. “Em nome do governador Wanderlei Barbosa quero deixar um abraço a todas vocês, e estamos aqui para trabalhar com vocês e por vocês. Estamos à disposição, vamos trazer parcerias, mostrar para as mulheres que elas podem fazer acontecer. Hoje também vim trazer boas notícias, possibilidades, a mensagem de que é possível recomeçar sempre. O Governo do Tocantins quer fechar essa parceria com a Prefeitura de Aparecida, também de Rio Sono. Mulher, você é linda, expressão do amor, imagem e semelhança do criador. Que neste dia você possa receber o nosso abraço, o carinho e a gratidão do governador Wanderlei”, enfocou.

A primeira-dama de Rio Sono, Tálita Martins, que esteve no evento acompanhada da secretária municipal de Finanças de Rio Sono, Valdeia Martins, e parabenizou as mulheres. “Me senti privilegiada em estar recebendo esse convite participando com vocês, que são mulheres que inspiram, empoderadas, que levantam outras mulheres, mostram o caminho, a direção e tenho certeza que vocês são assim”, disse ela, que apresentou a canção “Nenhuma Condenação Há”.

A mestre de cerimônias Denisa Carvalho, que recentemente superou um câncer de mama, conduziu o evento de forma emocionante, e ao iniciar, deu seu testemunho, como mulher que venceu uma das doenças mais temidas com aceitação e gratidão.

Homenagens

O ponto alto do evento foram as homenagens às mulheres aparecidenses que se destacam na sociedade, por suas conquistas extraordinárias, e se tornaram referência e inspiração para as demais aparecidenses. Cada uma, ao seu modo e em sua área de atuação, se fez presente, se fez diferença e conseguiu conquistas atuando à frente de seu tempo. Elas ensinam as demais aparecidenses a serem fortes e delicadas e receberam a gratidão de toda a população, em nome do prefeito Suzano e da primeira-dama Luisinha, que entregaram as homenagens.

A primeira a ser homenageada foi a senhora Maria Madalena Pereira de Carvalho, que possui uma trajetória importante na política local. Ela é mãe da primeira-dama Luisinha, e foi eleita vereadora de Aparecida. Sendo relatora da Lei Orgânica do Município, ela também compôs a letra e a música do hino de Aparecida do Rio Negro. Natural de Grajaú (MA), ela desbravou o sertão de Goiás e foi pioneira em Aparecida. Sempre religiosa, assumiu várias funções na Igreja Batista da cidade. Foi professora e ensinou centenas de aparecidenses que hoje trabalham de forma brilhante e seus espaços de atuação. Multitalentos, ela também foi costureira, titular do Cartório de Registros Civil e se orgulha do seu maior legado: a família.

Valdivina de Sousa Costa, a primeira a exercer a função de primeira-dama da cidade, também recebeu a homenagem. Foi ao lado de José Eurico Costa (in memoriam) que ela se aventurou em administrar o primeiro comércio da cidade, e depois, administrar os recursos públicos de forma brilhante. Professora, ela é natural de Anicuns (GO), e foi em Aparecida que decidiu fincar raízes. Engraçada e de riso fácil, não há ambiente em que esteja que não se torne alegre e divertido. No social ela também desempenhou um grande trabalho a até hoje continua inspirando mulheres com sua forma de ser descontraída e positiva.

A professora aposentada Maria Barbosa Milhomem foi a terceira a receber o reconhecimento da Gestão Municipal. Casada, ela é natural de Porto Franco (MA), mãe de quatro filhos e avó de seis netos. Ela iniciou a vida ainda em Meira Matos no ano de 1971, quando veio lecionar para os alunos da 4ª série. Passou também pelas funções de diretora do Colégio Estadual Meira Matos e secretária municipal de Educação. A função de educadora a realizou e hoje se orgulha das centenas de pessoas que ajudou a educar, além da família sólida que construiu.

Outra homenageada foi a enfermeira Maria de Jesus Vieira Batista, conhecida carinhosamente por todos como Dude. Ela é exemplo de mulher forte e batalhadora que ajudou aos aparecidenses na área da saúde, ainda quando no local quase nada existia. Dude veio de Buriti Bravo (MA) nos anos 70, e em muitas situações atuou com suas mãos ágeis e eficientes na saúde dos aparecidenses. Ela aprendeu a cuidar das pessoas com as irmãs Veronique, Sílvia, Terezinha e Irene. Dedicada, paciente e amorosa, ela realizava diversos procedimentos e foi a cura necessária para muitos que precisaram.

A educadora Creuza Gomes Santos tem uma história marcante em Aparecida. De Tocantínia, ela dedicou sua vida a formar cidadãos. Casada, mãe de três filhos, avó de nove netos e sete bisnetos, ela foi professora, coordenadora pedagógica, diretora da Escola Municipal Luza Machado de Miranda e secretária municipal de Educação, construindo assim um legado de respeito e conquistas, além de ter ajudado a construir Aparecida ao contribuir com os processos políticos da educação e área social.

Quem também recebeu a homenagem do Município foi a comerciante Marcilene Reis de Souza Nascimento. Ela atua no açougue da família e não tem medo do trabalho árduo. Natural de Porangatu (GO), Marcilene é casada com o senhor Claudionor Eloi (Cláudio), é mãe de dois filhos e avó de seis netos. Chegou em Meira Matos nos anos 80 e desde então acompanha o desenvolvimento da cidade. Márcia é sinônimo de trabalho árduo e orgulha as demais aparecidenses com sua atuação.

A pioneira Luzia José Tavares Maciel, figura ilustre, também foi homenageada, e no ato foi representada por sua filha, Lúsia Maciel. Desde que chegou a Meira Matos vinda de Pedro Afonso nos anos 60, ela sempre foi sinônimo de amor e acolhimento. Sempre foi costureira e chegou a dar aulas de corte e costura. Foi a primeira professora do antigo Mobral e ministra da Eucaristia na Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Em 1971 acolheu em sua casa as primeiras freiras que vieram para cuidar da população. O Setor São Domingos, onde sempre residiu, não seria o mesmo sem ela, que é referencia de alegria e cuidado com todos.

Ex-primeira-dama, ex-vice-prefeita e sempre cuidadosa, a senhora Sirsa Maria de Brito Guedes recebeu também as homenagens na noite especial. Natural de Goiânia, chegou a Meira Matos nos anos 80 e desde então contribuiu, principalmente nas áreas social e educacional. Mãe de três filhos, avó de sete netos e uma bisneta, também foi professora e atualmente é aposentada, além de se dedicar a um comércio onde continua a atender bem a comunidade. Caridosa, gentil e acolhedora, ela já tem um legado importante de amor e dedicação em Aparecida do Rio Negro.

Uma alma caridosa e cheia de contribuições ao município, Vitória Campos carrega uma história instigante de amor, carinho e atenção com os mais necessitados. Nasceu na Fazenda Rio Preto, em Tocantínia e ficou viúva muito cedo, mas ainda assim conseguiu construir uma família numerosa e acolhedora. Foi vice-prefeita, vereadora por quatro vezes, e é mãe de nove filhos, dentre eles o atual presidente da Câmara Municipal, Reijane Barros (Ratinho) e o jogador de futebol Diogo Campos. Mãe de nove filhos, 11 netos e cinco bisnetos, ela agregou aos seus filhos 17 pessoas que a consideram como mãe. Até hoje ela contribui com o Município e é inspiração para as aparecidenses.

Uma mulher de fé, garra, determinação e muitos talentos. Wilma Miranda Xavier, a dona Wilma, é uma guerreira que não se cansa. Mesmo com 30 anos de serviço prestado na saúde ainda atua na área, carregando uma bagagem de experiências e muita ajuda para os aparecidenses. Ela nasceu em Jussara (GO), e chegou à região de Aparecida nos anos 70. Casada, mãe de quatro filhos e avó, ela divide seu tempo com o trabalho na saúde, os comércios que atendem na cidade, e a família. A enfermeira Wilma é sinônimo de amor, determinação e até hoje ensina com sua competência de dedicação.

A Prefeitura também homenageou a blogueira Alessandra Araújo, que vem fazendo sucesso nacionalmente com seu jeito de ser espontâneo e alegre, se tornando referência por mostrar ao mundo seu jeito simples na fazenda onde mora, no Município. Alessandra não pôde comparecer ao evento e justificou a ausência.

No evento, as convidadas de honra, dentre elas a primeira-dama Luisinha, e as secretárias e diretoras municipais, também foram homenageadas.

Palestra

A empresária Kleijane Costa, filha da homenageada Valdivina Costa e do primeiro ex-prefeito da cidade, José Eurico Costa, foi a principal atração da noite ao ministrar uma palestra com o tema “sonhar, acreditar e realizar”. Ela iniciou falando da emoção em retornar à cidade 32 anos após a morte do pai. Durante o evento, a empresária falou sobre as nuances da palavra inspirar.

O evento foi finalizado com muita alegria e os agradecimentos da primeira-dama Luísa Marques. Todas puderam prestigiar um caldo servido pela organização do evento.

Compartilhe no:

Relacionados