Tocantins - 28/04/2024 - 10:01

Folha do Jalapão

Município de Mateiros inicia atendimentos do posto do INSS na Prefeitura

Postado em 27/02/2023

Desde a semana passada a Prefeitura dispõe de local e servidora para atendimento à população, evitando deslocamentos à capital para solicitações e outros procedimentos relacionados a aposentadorias

Em Mateiros, os procedimentos voltados para orientação e montagem de processos para aposentadorias, como o recebimento de requerimentos, preparação e instrução para posterior análise do INSS, já podem ser realizados na própria cidade, sem a necessidade de deslocamentos até as agências de Palmas ou Porto Nacional. A Prefeitura iniciou na semana passada os atendimentos do posto do INSS, por meio de Termo de Cooperação Técnica firmado no ano passado pelo prefeito Pastor João Martins, com a instituição.

O posto fica localizado na Prefeitura, e tem como atendente a servidora Ana Lúcia. A servidora ressalta que a comunidade pode se dirigir ao local para sanar dúvidas e até realizar agendamentos. “Aqui colhemos a documentação necessária, orientamos caso a pessoa ainda não tenha todos os documentos. Em seguida, faço a solicitação que o segurado necessita. Para isso passamos por uma capacitação, fomos instruídos e estamos sendo muito bem acompanhados pelo INSS, para atender bem a comunidade”, salientou.

O prefeito Pastor João Martins ressalta que o projeto representa a concretização de um sonho para o município, e que vai facilitar a vida dos moradores que constantemente necessitam dos serviços da instituição.

“O Posto do INSS é um sonho, desde quando surgiu a proposta da ATM, que fez essa intermediação para aderirmos, principalmente por sermos um município distante da capital com o acesso difícil, com pessoas que têm dificuldades e dependem da Prefeitura para se deslocar, e toda a população precisa, assim logo abracei a causa, busquei essa implantação e graças a Deus já está funcionando. Agradeço a ATM, já que a população não vai mais precisar fazer esse deslocamento, a não ser nos casos em que realmente seja necessário. São muitos itens que poderão ser facilitados para os moradores, comunidades quilombolas, e é mais uma conquista para nossa comunidade obtida pela nossa gestão”, comemorou o gestor.

O local tem o horário de funcionamento das 7h às 13, e dispõe dos equipamentos necessários para o atendimento ao público.

Confira abaixo os serviços que são realizados no posto:

I – Recebimento de requerimentos de benefícios previdenciários, assistenciais e do seguro-defeso do pescador artesanal, exceto benefícios por incapacidade (auxílio-doença, auxílio-acidente e aposentadoria por invalidez); Certidão de Tempo de Contribuição – CTC; revisão dos benefícios e Certidões; recurso; atualizações para manutenção do benefício e outros serviços relacionados, na modalidade de atendimento à distância;

II – Preparação e instrução de requerimentos para posterior análise pelo INSS;

III – Orientações e informações sobre formas de acesso aos serviços digitais do INSS;

IV – Orientações e demais serviços que venham a ser disponibilizados para uso dos parceiros.

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