Tocantins - 20/06/2021 - 00:12

Município de Mateiros lança programação da Semana do Meio Ambiente

Postado em 01/06/2021

Compartilhe no:


A Prefeitura Municipal, por meio da Sedematur, demais secretarias e entidades, executará diversas ações a partir desta semana, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.


O Poder Público Municipal do Município de Mateiros tem viabilizado diversas ações em prol do meio ambiente, em conjunto com a população. O prefeito João Martins tem solicitado das pastas da Administração a adequação à legislação ambiental e ações de conscientização junto à população. Assim, a Prefeitura está laçando o projeto da Semana do Meio Ambiente, a ser realizada em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.


A partir desta semana várias ações serão realizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo (Sedematur) em parceria com as demais secretarias municipais. “A Semana vem reforçar a preocupação da Gestão Municipal, em parceria com outras entidades, com a sustentabilidade ambiental, e principalmente em promover ações que façam a recuperação do bioma cerrado”, ressalta o secretário responsável, Maicon Dimbarre.

Programação


A ação é planejada pela Prefeitura, através das secretarias, Naturatins, Instituto Pé de Copaíba, Ong Adote o Cerrado, Associação Jalapoeira de Condutores Ambientais (Ajaca), e, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e está dentro do calendário de ações desde o início do ano, sendo, desta forma, uma ação conjunta que visa mobilizar toda a sociedade, em relação à proteção do meio ambiente. Várias ações foram planejadas, desde educação ambiental, recuperação de áreas degradadas, revitalização de monumentos, culminando com o estudo de viabilidade da criação de um parque municipal.

A programação contará com a abertura simbólica no dia 4, sexta-feira, na Praça do Centro de Atendimento ao Turista (Cat). Neste dia também será realizada uma visita à Pedra da Baliza, que é um importante monumento histórico e geográfico da Região, sendo considerado um marco entre os estados do Tocantins, Bahía e Piauí. Em janeiro o local sofreu vandalismo, sendo que a Prefeitura chegou a fazer denúncia pública. Juntamente com o ICMBio, que é o órgão responsável pela Estação Ecológica Serra Geral, a pedra será visitada para a ação de revitalização do monumento, sendo um compromisso do prefeito João Martins.


No dia 8, terça-feira, ocorrerá o treinamento da Brigada Municipal, que será em parceria com o Naturatins, para a qualificação dos novos agentes municipais, mostrando em campo não só o combate ao incêndio, mas também o manejo do fogo, diminuindo os impactos dos incêndios florestais.
Já na quarta-feira, 9, a parceria será com o Camping Cobra de Cabelo e Camping Jalapão Extremo, que são empresas privadas de Mateiros, que realizaram tratamento de efluentes ecologicamente corretos, com a criação de fossas alternativas para tratar efluentes que saem dos banheiros e cozinhas. As empresas demonstrarão às equipes como é possível realizar o tratamento alternativo de forma sustentável.


O dia 10 contará com uma ação da Secretaria Municipal de Educação, com a participação das unidades escolares do Município. Haverá exposição de brinquedos ecológicos, com a intensão de mostrar e ensinar, por meio de um projeto piloto, brinquedos que podem ser produzidos com objetos reciclados, para que as crianças aprendam desde cedo a importância da reciclagem.


A sexta-feira, dia 11, será com o encerramento com a entrega de resultados. O Município receberá a visita da gestora das unidades de conservação do Estado da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), que tem parceria com o Instituto Adote o Cerrado, Instituto Pé de Copaíba e Naturatins. Algumas áreas do Município serão visitadas durante dois dias, principalmente nascentes dos rios próximos à Cidade, para verificar a viabilidade da criação de um parque municipal.


Ações


Ao longo do ano o Município já realizou diversas ações voltadas para o meio ambiente, como a recuperação de áreas degradadas, revitalização de espaços públicos, plantio de mudas na zona urbana e em propriedades degradadas na zona rural. Outro objetivo voltado para o tema é a adequação do atual lixão, que deve ser encerrado, e a criação de um aterro sanitário de pequeno porte, que está sendo estudado pelo Município. A implantação da coleta seletiva para a reciclagem também está sendo estudada.

Compartilhe no:

Relacionados