Município de Mateiros recebe atendimentos do 2º Orienta Naturatins


A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo (Sedematur), participou das capacitações do Orienta Naturatins, que tratou de assuntos ligados à regularização das atividades turísticas no Jalapão

O 2º Orienta Naturatins foi promovido na sexta-feira, 6, e sábado, 7, no auditório do Centro de Atendimento ao Turista, no município de Mateiros. A ação tem o objetivo de prestar esclarecimentos sobre os serviços disponibilizados pelo órgão ambiental, com finalidade de facilitar processos legais e agilizar o desenvolvimento de atividades econômicas, em conformidade com as normas ambientais.

Na ocasião o prefeito Pastor João Martins agradeceu o empenho da equipe em regularizar e tirar as dúvidas da população. “É importante que os nossos produtores e empreendedores recebam essas orientações para que procurem a regularização necessária junto ao Naturatins. Agradecemos por esta ação que  viabilizou estes esclarecimentos em Mateiros”, comentou o gestor.

Durante a ação, os produtores rurais, empreendedores, responsáveis técnicos, consultores ambientais e operadores de turismo do município de Mateiros, foram atendidos de uma forma individualizada pelos técnicos do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

A ação também orientou sobre a Portaria de Licença dos Atrativos Naturais, uma vez que a região do Jalapão é a que mais recebe turistas no Tocantins. “O Naturatins está disponível para fazer a orientação depois da publicação da Portaria nº 113, que regulamenta os atrativos naturais, como fervedouros, trilhas, cachoeiras e cavernas, por isso vamos orientar os empreendedores de Mateiros e região, que é um dos destinos turísticos mais procurados do Estado”, explicou o diretor de Gestão e Regularização Ambiental do Naturatins, Felipe Pimpão.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo (Sedematur) participou das orientações. O secretário Maicon Dimbarre reforça que os atendimentos foram de suma importância para a população. “É muito bom sabermos que os produtores e empreendedores estão buscando a formalização e regularização junto aos órgãos ambientais e a nossa equipe está sempre a postos para intermediar e orientar no que for necessário”, disse.

Orienta Naturatins

Orienta Naturatins é um mutirão de serviços prestados pelo órgão ambiental do Estado, como forma de levar informações e facilitar os processos de regularização, reduzir a burocracia e dar celeridade ao desenvolvimento das atividades produtivas, sempre respeitando a legislação ambiental.

Durante a ação, o público também pôde tirar dúvidas sobre licenciamento, recursos florestais, outorgas d’água, Cadastro Ambiental Rural (CAR), serviços de protocolo e jurídico. Esclarecimentos sobre julgamento de multas, prazos para defesa e recursos administrativos, segurança de barragem e licença de pesca também são oferecidos durante o evento.

Compartilhe no:



Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *