Tocantins - 08/05/2021 - 06:44

Município de Santa Tereza realiza adaptações na Saúde para melhor atender a população

Postado em 26/01/2021

Compartilhe no:

O Município de Santa Tereza ampliou os atendimentos e a equipe de trabalho, para ofertar serviços de qualidade à população. As ações são prioridade para o prefeito Antônio Campos.

A Saúde do Município de Santa Tereza do Tocantins vem recebendo diversas melhorias para ofertar atendimentos de qualidade à população. Desde o início da gestão o prefeito Antônio Campos tem buscado executar mudanças na rede de atendimento da Saúde, que é uma de suas principais prioridades como gestor.

Acolher e interagir com o cidadão, tentar resolver o máximo possível suas necessidades de acordo com o que a Saúde do Município oferta, foram algumas das exigências do atual gestor a toda a equipe, que é chefiada pela secretária Letícia Pereira. “Nossa missão é atender bem a nossa Comunidade, a quem necessitar do atendimento em saúde. Estamos prontos e também nos adequando, tendo em vista as dificuldades”, ressalta a secretária.

A coordenadora geral da Saúde do Município, enfermeira Neyla Symonara, explicou que desde janeiro a gestão realizou diversas adaptações na Saúde. “Estamos desenvolvendo um trabalho em equipe, reforçando a interação, já que cada um trabalhava de modo aleatório, e a gente está voltando aos poucos às programações que pararam, como palestras na sala de espera, atendimentos odontológicos de rotina, não só urgência, dentre outros”, disse.

Nova equipe

A equipe de saúde do Município recebeu adequações que eram necessárias para a melhoria dos atendimentos. A Cidade teve a implantação da educação permanente junto aos servidores, com atividades sobre acolhimento, humanização e o trabalho de interação em equipe.

O Grupo conta com dois médicos: o Dr. Jandervâneo Santana e Dr. Paulo Henrique, além dos dois dentistas, Kallyd de Jesus e Cristophe Rocha e duas enfermeiras, Eliziane Diógenes e Neyla Symonara. Houve ainda a contratação de técnicos em enfermagem. “Ampliamos os plantões dos técnicos em enfermagem, porque antes a carga horária deles era sobrecarregada, hoje a gente trabalha de acordo com a carga horária que o Ministério do Trabalho exige. De oito passaram a ser 14 técnicos plantonistas, assim como ampliamos também os motoristas, que hoje são dez”, disse a coordenadora.

Nasf

A equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF) também foi readequada, com a contratação da psicóloga, fisioterapeuta, educadora física e assistente social.

Atendimentos

Uma das melhorias executadas pelo Município foram os atendimentos noturnos e aos finais de semana, com a permanência constante da enfermeira na Unidade de Saúde e atendimentos médicos em caso de urgência e emergência 24h.

“Quando iniciamos a gestão não tinha um cronograma definido de atendimento. Estava muito aleatória a questão do pré-natal, que há quatro anos não era realizado também o teste do pezinho e passou a ser realizado, também do atendimento ao homem, do idoso, troca de receita. Então nós implantamos um cronograma de atendimento, com dias específicos para cada grupo prioritário, além das demandas espontâneas, que é sempre urgência, emergência”, explica a coordenadora. A equipe está direcionando palestras à saúde da mulher, do homem, e demais grupos.

O atendimento exclusivo à Covid-19 também é realizado pela enfermeira, um técnico, além de dois motoristas e uma ambulância disponível integralmente para os casos.

Estrutura

O Município conta atualmente com uma Unidade Básica, prédio da Secretaria de Saúde, e o anexo de Barra da Aroeira. O antigo posto de saúde é a sede da Secretaria, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, equipe do NASF e laboratório Municipal.

O objetivo é realizar uma reforma no atual prédio da Secretaria e transferir os atendimentos da UBS, já que o antigo prédio possui maior espaço e estrutura, e poderá sediar todas as equipes de atendimento.

O município já disponibiliza a farmácia básica abastecida para atender os pacientes, como ressalta a coordenadora Neyla. “Apesar das dificuldades iniciais, o prefeito conversou com os fornecedores de Palmas, mesmo não tendo recurso em conta. A gente fez uma lista em caráter de emergência para atender a comunidade. Hoje a farmácia está 100% abastecida”.

A frota disponível para os atendimentos conta com duas ambulâncias, uma para o atendimento da comunidade em geral, e uma que é exclusiva para o atendimento de pacientes com coronavírus; além de duas caminhonetes, que ficam disponíveis para os pacientes que realizam hemodiálise em Palmas, e uma para os atendimentos da equipe de Saúde da Família e Secretaria de Saúde, além da demanda da zona rural nos locais de difícil acesso.

Barra do Aroeira

A assistência aos moradores da Comunidade Barra do Aroeira também foi intensificada. A Prefeitura mudou o prédio para os atendimentos, que fornece uma estrutura melhor para acolher os pacientes.

Os atendimentos realizados pela equipe médica também foram ampliados para duas vezes na semana. O povoado conta com uma ambulância e dois motoristas, além de duas técnicas em enfermagem que atendem os casos de urgência todos os dias, e duas auxiliares de serviços gerais na Unidade. Os moradores têm acesso à farmácia no Município, e aos medicamentos de urgência utilizados pelo médico durante os atendimentos no povoado.

A Prefeitura instalou ainda Internet e informatizou o novo prédio, capacitando também os servidores para utilização do programa E-sus. O Município pretende levar o atendimento de saúde bucal ao povoado, implantando em breve um consultório odontológico no anexo. 

Compartilhe no:

Relacionados