Municípios do Jalapão se inspiram em Bonito (MS) para melhorar gestão turística
Postado em 13/04/2023

Acompanhados por uma Comitiva do Governo Estadual e consultores, os gestores do Jalapão puderam observar práticas para o ordenamento Turístico e Sustentabilidade, principais pontos abordados na visita técnica ao município de Bonito (MS)



O Tocantins tem se destacado como um dos destinos turísticos mais promissores do Brasil. Com belezas naturais ímpares, o estado tem investido em ações para garantir que o turismo seja sustentável e responsável. Nesse sentido, a implantação do Ordenamento Turístico é uma das principais medidas adotadas para preservar o patrimônio ambiental e cultural da região.
Pensando em aderir práticas para o ordenamento na região, gestores do jalapão estiveram nos dias 9 a 12 de abril no município de Bonito, no Mato Grosso do Sul, referência nacional em ecoturismo. A ação foi realizada em parceria com Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria de Turismo (SECTUR).


O Prefeito de Mateiros e presidente do Consórcio dos Municípios da Região do Jalapão (Comurja), Pastor João Martins e a secretária de Turismo e Meio Ambiente, Lécia de Jesus, representaram o município de Mateiros. Também estiveram presentes os representantes dos municípios de Pindorama, São Félix do TO e Ponte Alta do TO, da região Turística do Jalapão, o consultor de turismo Maicon Dimbarre (Dimbarre Consultoria) e o empresário Valdecir Guedes (Ecó-Açu Tecnologia).


O prefeito Pastor João avaliou a iniciativa de forma positiva e otimista para o Jalapão. “O ordenamento turístico é uma medida importante em Bonito, que busca controlar o número de visitantes nos atrativos, estabelecer regras para o uso dos recursos naturais e promover a educação ambiental dos turistas e moradores locais”, disse.
A Secretária municipal de Turismo Lécia de Jesus reforçou a importância de seguir a inspiração do município. “O modelo de gestão adotado em Bonito pode servir como inspiração para outras regiões do Brasil e do mundo, que buscam conciliar o desenvolvimento do turismo com a conservação do meio ambiente e a promoção do bem-estar das comunidades locais”, comentou.
Para o consultor Maicon Dimbarre, que acompanhou a visita técnica, a iniciativa é importante para que a região do Jalapão seja de fato um destino que possa concorrer com os demais. “Com essas ações, o Tocantins se consolida como um destino turístico sustentável e responsável, comprometido em preservar as suas belezas naturais e culturais para as gerações futuras”, frisou.
Sobre Bonito
Bonito, localizado no Mato Grosso do Sul, é um dos destinos turísticos mais importantes do Brasil, sendo reconhecido mundialmente por suas belezas naturais e diversidade de ecossistemas preservados. A cidade possui diversas atrações, como cachoeiras, rios cristalinos, cavernas e grutas, que atraem milhares de turistas todos os anos.
Para garantir a preservação dessas belezas naturais, o turismo em Bonito está diretamente ligado à sustentabilidade e ao ordenamento turístico.
Fonte: Dimabarre Consultoria






