Tocantins - 05/02/2025 - 16:01

Folha do Jalapão

Naturatins inicia nova etapa do Projeto Peixe + e conscientiza alunos sobre a importância da Piracema

Postado em 05/02/2025

Atividade foi realizada na Escola Estadual Alfredo Nasser, em Bom Jesus do Tocantins

Com a volta às aulas, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) deu início, nesta terça-feira, 4, em Bom Jesus do Tocantins, a mais uma etapa do Projeto Peixe +, retomando as ações de conscientização ambiental nas escolas. A atividade foi realizada na Escola Estadual Alfredo Nasser e contou com a participação de aproximadamente 40 alunos, abrangendo o 9º Ano do Ensino Fundamental e as 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.

A iniciativa tem como objetivo conscientizar as comunidades escolares, localizadas nas proximidades dos rios Tocantins e Araguaia, sobre a importância da Piracema, ressaltando a necessidade de preservação dos ecossistemas aquáticos durante esse período fundamental para a reprodução dos peixes.

Responsável pela ação, a fiscal ambiental do Naturatins, Vangela Azevedo dos Santos, realizou uma palestra de forma lúdica, utilizando a mascote do projeto chamada Carena – uma referência ao cará, espécie nativa dos lagos e rios do Tocantins. Durante a atividade, ela apresentou a proposta central do Projeto Peixe + e enfatizou a relevância da ação, tanto para os alunos, quanto para a comunidade e o meio ambiente. “Nossa intenção é que vocês entendam a importância da Piracema para a conservação das espécies aquáticas, conheçam as regras estabelecidas para esse período, os impactos da pesca ilegal e, acima de tudo, compartilhem esse conhecimento para ajudar na preservação dos nossos recursos naturais”, explicou. 

Em sua apresentação, a fiscal ressaltou a necessidade de respeitar o período de reprodução dos peixes para assegurar a sustentabilidade das espécies aquáticas. Ela também esclareceu as normas estabelecidas, explicando o que é permitido e o que é proibido durante a Piracema.

A ação despertou o interesse dos alunos, que puderam refletir sobre a realidade local. Arthur Victor Costa Firmino, estudante da 1ª série do Ensino Médio, destacou a relevância do aprendizado. “Eu aprendi que não se pode pescar durante o período de reprodução dos peixes, pois a pesca nesse momento pode prejudicar o meio ambiente. Além disso, há materiais proibidos, como arpões e redes de pesca. Achei importante aprender sobre isso, pois aqui muitas pessoas pescam sem licença e, principalmente, no período de reprodução, o que contribui para a diminuição dos peixes”, destacou.

Para a coordenadora pedagógica da Escola Estadual Alfredo Nasser, Janaíne Beserra Sales, a iniciativa trouxe conhecimentos fundamentais que vão além da sala de aula. “O Projeto Peixe + do Naturatins foi bastante significativo para os nossos adolescentes, pois trouxe informações essenciais sobre o período da Piracema. Além de aprenderem, eles também poderão repassar esse conhecimento para suas famílias e para a comunidade, contribuindo assim para a preservação ambiental”, frisou.

Programação 

A programação do Projeto Peixe+ prossegue durante esta semana, com ações em diferentes municípios. Nesta quarta-feira, 5, a equipe do Naturatins estará na Escola Municipal Thiago Barbosa, em Palmas. Na quinta-feira, 6, a atividade será realizada no Colégio Estadual Padrão, em Brejinho de Nazaré, e na sexta-feira, 7, na Escola Municipal Sebastião de Sales Monteiro, em Lajeado.

Ações desenvolvidas 

A equipe de fiscalização do Naturatins percorreu diversos municípios do Estado com o Projeto Peixe +, levando conhecimento às comunidades escolares sobre a importância da Piracema. A primeira fase da iniciativa ocorreu na região norte do Tocantins, entre outubro e dezembro, abrangendo 27 municípios, como São Miguel do Tocantins, Praia Norte, Sampaio, Barra do Ouro, Babaçulândia, Filadélfia e Araguatins.

Ao todo, as ações foram realizadas em 34 unidades escolares, sendo 17 municipais e 17 estaduais, alcançando aproximadamente 3.390 participantes, entre alunos do Ensino Fundamental e Médio, professores e gestores. O projeto se destaca por seu caráter participativo, incentivando a troca de conhecimentos sobre preservação ambiental e pesca sustentável. (Naturatins)

Projeto Peixe + tem como objetivo conscientizar as comunidades escolares, localizadas nas proximidades dos rios Tocantins e Araguaia – Andréa Marques/Governo do Tocantins file_download

Compartilhe no:

Relacionados

Conteúdo protegido.