Naturatins volta a proibir pescadores amadores e esportistas de transportarem peixes de rios no Tocantins

por Wenina — 09/03/2023 às 12:28 — em Estado

A chamada cota zero foi decretada pelo período de três anos, podendo ser prorrogada. Pescadores licenciados poderão consumir até três quilos no local ou levar um exemplar para casa.

A cota zero para transporte de pescado voltou a ser decretada pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) nas bacias dos rios Tocantins e Araguaia. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado e vai valer pelos próximos três anos para as modalidades de pesca esportiva e amadora, podendo ser prorrogada.

A proibição da cota zero foi decretada pela primeira vez em 2018, sendo prorrogada até 2022. A justificativa do órgão ambiental é de que há “necessidade de fixar limites para captura e transporte de pescado de modo a não comprometer a fauna aquática”, embora a pesca profissional continue liberada.

Conforme o decreto, ficam excluídas da proibição:

As medidas valem para os toda a Bacia Hidrográfica Araguaia/Tocantins, ou seja, os dois rios principais e todos os seus formadores, afluentes, lagos, lagoas marginais, reservatórios e demais coleções d’água.

No caso da pesca esportiva e amadora, assim como da pesca profissional, os pescadores precisam ser licenciados e obedecer a tabela de tamanhos mínimos e máximos estabelecidos pelo Naturatins em outra portaria.

As duas publicações estão disponíveis no Diário Oficial desta segunda-feira (6).

Neste mesmo dia uma portaria conjunta de quatro órgãos estaduais proibiu a pesca em vários trechos do reservatório da usina hidrelétrica Luzi Eduardo Magalhães em Palmas e Porto Nacional. Neste caso, a proibição será pelo período de 12 meses na foz dos córregos e rios que desaguam no lago.

(G1-TO)

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Governador Wanderlei inaugura Colégio Militar e fortalece estrutura da educação em Araguaína

Edificação moderna do Colégio Militar do Estado do Tocantins Jorge Humberto Camargo...

Governo do Tocantins publica progressões e garante direitos a mais de 10 mil servidores

Listas divulgadas no Diário Oficial do Estado (DOE) dessa quinta-feira, 7, contemplam...