No dia da Consciência Negra, Lula assina medidas para igualdade racial

por Wenina — 20/11/2023 às 16:25 — em Destaques

Titulação de territórios quilombolas está entre as ações apresentadas por Lula. Governo também anunciou R$ 20 milhões para o desenvolvimento de comunidades tradicionais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou nesta segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra, um pacote de 13 ações para incentivar a igualdade racial no país. Em discurso, o petista afirmou que as medidas são o “pagamento de uma dívida histórica que a supremacia branca construiu”.

“Nós não somos diferentes pela pele, pelo cabelo, pela roupa. Porque nós somos irmãos, viemos do mesmo pai, moramos no mesmo planeta e temos o sangue da mesma cor. Tudo que a gente está fazendo é tentativa de recompor coisas que foram destruídas e recolocar no lugar coisas que foram tiradas”, disse Lula no Palácio do Planalto.

O Dia da Consciência Negra foi instituído para estimular a reflexão sobre a importância da população negra para o Brasil. A data, 20 de novembro, foi escolhida em referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Zumbi foi uma liderança da resistência e da luta contra a escravidão.

Segundo o governo, o conjunto de medidas contempla titulações de territórios quilombolas, acordos de cooperação, abertura de editais e criação de grupos de trabalho de ministérios.

Entre as ações, estão as titulações de territórios quilombolas no Maranhão (parceria entre Incra e o governo do estado), Tocantins (Incra) e Sergipe (Incra):

O governo também anunciou outras medidas, entre as quais:

Fonte: G1

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Novo Acordo promove corrida de rua e ciclismo e valoriza atletas locais com premiação em dinheiro

Atividades reuniram 37 atletas e premiaram os vencedores com valores em dinheiro;...

Fiscalização da Vigilância Sanitária garante segurança alimentar em Novo Acordo

Ação preventiva inspecionou barracas e estruturas no início da temporada para assegurar...