NOVO ACORDO: Ações com crianças, pais e gestantes abordam temas referentes à Semana da Primeira Infância

por Wenina — 30/08/2022 às 12:12 — em Cidades, Destaques

A necessidade de cuidados com as crianças em seus primeiros anos de vida foram assuntos abordados em ações realizadas em conjunto pela Assistência Social, Saúde e Educação do município

Para promover a reflexão e os debates sobre temas relacionados à primeira infância e às atividades interativas para as crianças e as famílias, a Prefeitura de Novo Acordo está realizando a Semana da Primeira Infância, que ocorre sempre no mês de agosto. Durante a programação, a Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com as secretarias municipais de Saúde e Educação, promoveu momentos de integração com crianças, pais e gestantes, para tratar de temas referentes ao assunto.

A primeira infância é o período que vai do nascimento até os seis anos, sendo de extrema importância na vida das crianças. É nessa fase que se desenvolvem as estruturas e os circuitos cerebrais e, por consequência, as habilidades sociais e as capacidades cognitivo-linguísticas, essenciais na vida adulta. Por isso, o investimento nessa faixa etária é crucial para quebrar ciclos de vulnerabilidade e violência, e reduzir as desigualdades, como ressalta a secretária municipal de Assistência Social, Antônia Batista.

“A Prefeitura de Novo Acordo tem uma grande preocupação em fomentar o que é próprio da infância para que as crianças possam aproveitar essa fase de forma plena, como a implantação dos parquinhos na cidade para atender essa demanda. O nosso objetivo é colocar a primeira infância no centro das ações e atenções do poder público, visando a contribuir para um novo olhar em relação à garantia das gestantes, mães e crianças do município”, comentou.

Educação

Nesta segunda-feira, 29, foi realizada uma ação na Creche Municipal Mãe Duvirgem. As equipes da Assistência Social e Educação conduziram um momento de recreação e roda de conversa entre pais e filhos, nos períodos da manhã e tarde.

Além de muitas brincadeiras interativas, houve desfile dos pais, depoimentos, contação de histórias, teatro, dinâmicas, tudo chamando a atenção dos pais para a importância da relação com seus filhos nessa primeira infância. Os momentos foram conduzidos pela diretora da unidade escolar, Ione oliveira.

A moradora Vânia Soares é mãe da aluna Ana Clara Soares, 4 anos, e aproveitou o momento para passar mais tempo com a filha. “Foi muito gratificante, pois no ano passado eu não participei e minha filha ficou muito triste. Eu me senti muito culpada por não ter priorizado este momento tão marcante para ela, como é a presença de uma mãe na escola. São as memórias afetivas que realmente marcam a vida de uma criança. Parabéns a Equipe do Cras e Educação pelo dinamismo, alegria e desprendimento em proporcionar um diferente e divertido na vida das nossas crianças”, disse.

O secretário municipal de Educação, Eudivane Xavier, reforçou a importância do tema para os alunos. “Esta ação tem como objetivo o resgate de brincadeiras antigas nas creches, e é também momento de conscientização sobre a declaração universal dos direitos das crianças e adolescentes”, frisou.

Saúde

Na manhã desta terça-feira, 30, as gestantes do município tiveram uma roda de conversa na Praça Salmon do Amaral Brito, que teve à frente os enfermeiros e agentes de saúde. O total de sete mulheres grávidas participou do momento que abordou uma série de conhecimentos específicos para os cuidados com o bebê ainda no ventre.

A manhã foi iniciada com um alongamento conduzido pela educadora física Milena Barros, seguido de uma palestra com o enfermeiro Wanderson Barbosa, que tratou da importância do pré-natal. A psicóloga do Cras, Jaiélli Santos, falou ainda sobre os cuidados da primeira infância na vida intrauterina

As gestantes receberam da Assistência Social kits com itens de higiene para o bebê e finalizaram a manhã com um lanche saudável. Para o secretário municipal de Saúde, Darlan Oliveira, essa é uma ação que pretende alertar as futuras mamães sobre a necessidade de certos cuidados nesta fase e no pós-parto.

“Trabalhamos esse tema voltado para a saúde da puérpera e o cuidado da gestante, como a importância do aleitamento, do cuidado, as consultas nas unidades, esse acompanhamento que ela deve ter com o enfermeiro, médico, dentistas. Temos algumas dificuldades de as gestantes entenderem que precisam ir até a unidade, por isso pensamos nessa parceria para unificar forças, tendo como objetivo a mobilização para esse entendimento das mães”, pontuou Darlan.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Prefeitura de Palmas realiza limpeza em área pública e mantém visitas contra a dengue na região norte

Frentes de trabalho atuam com retirada de entulho em área verde; visitas...

Manutenção viária atende as Quadras Arse 21, Arne 13 e Avenidas LO-23, NS-04 e NS-01

Serviços foram executados em dois dias pela Prefeitura de Palmas em trechos...