NOVO ACORDO: Gestão encontra creche sem condições de receber crianças e estádio em meio ao matagal
Postado em 07/01/2025
Os problemas não param de chegar para a Prefeitura de Novo Acordo, que precisa tomar providências para que as crianças iniciem com segurança o ano letivo. Além do estádio em meio ao mato alto, uma ponte dentro da cidade em estado de calamidade coloca a população em risco
A nova gestão de Novo Acordo não para de encontrar problemas deixados pela administração anterior. Em continuidade às vistorias realizadas no último sábado, 4, o prefeito Mateus Coelho esteve também na Creche Municipal Mãe Duvigem, e se deparou com diversos problemas na estrutura do prédio, que atualmente não têm condições de receber as crianças com a devida segurança. Acompanhado da equipe de secretários, o prefeito encontrou paredes com infiltrações, mofo, falta de azulejos, portas destruídas, dentre outros problemas.
“Não sabemos como as crianças frequentavam esse ambiente, aqui não tem como ter segurança, tem portas com vidros quebrados, o parquinho sem cobertura, salas cheias de materiais inutilizados, falta de azulejos. Nós vamos trabalhar para adequar esse espaço, que foi inclusive entregue pela minha mãe quando prefeita, para receber as crianças”, disse.
Logo na entrada é possível ver a falta de azulejos nas paredes, e banheiros com vasos sanitários interditados. Nas salas, as portas foram totalmente destruídas, algumas foram forradas com tecido TNT, outras com vidros soltos que podem causar acidentes. No pátio diversas paredes com mofo e infiltrações foram encontradas. Apesar de contar com um parquinho, os brinquedos não podem ser usados durante o dia, já que estão sem cobertura.
A secretária municipal de Educação, Wersdenya Batista (Denizinha) expressou consternação ao ver o espaço tão danificado. “Eu realmente não sei ainda como vamos conseguir adaptar a creche para receber crianças tão pequenas. Com certeza teremos que ter prioridade para as adequações, pois precisamos de segurança para o início das aulas que será em fevereiro”, frisou.
Desde que entregue, é perceptível que a creche nunca passou por reforma ou pintura. Até mesmo os ferros de um antigo playground foram encontrados jogados em uma das laterais da creche.
Estádio
O matagal é cerca viva no estádio de futebol, que virou moradia de animais. O estádio que está em meio ao mato alto abandonado, já começou a ser fechado pelo matagal e virou moradia para cobras, ratos e escorpiões. O vestiário não está em funcionamento e sequer a chave do local foi encontrada, impossibilitando a abertura da porta. O estacionamento também conta com bastante lixo. O estádio que deveria ser um local para jogos e eventos esportivos não tem condições de sediar nenhum tipo de jogo, como disse o prefeito. “A gente fica triste em ver esse estádio dessa forma, é perceptível que o mato está alto, com muito lixo e total desorganização no estacionamento”, acrescentou o prefeito.
O vestiário não está em funcionamento, e o estacionamento com bastante lixo. O estádio que deveria ser um local para jogos e eventos esportivos não tem condições de sediar nenhum tipo de jogo, como disse o prefeito. “A gente fica triste em ver esse estádio dessa forma, é perceptível que o mato está alto, com muito lixo e total desorganização no estacionamento”, acrescentou o prefeito.
Ponte
Na rua em frente a creche outro problema: uma ponte com sério risco de acidentes. A estrutura na Rua Rui Barbosa é de madeira, e tem diversas tábuas quebradas. Na lateral há uma que pode cair a qualquer momento pois está bastante comprometida. O prefeito visitou o local e disse que vai tomar providências para sanar o problema e garantir a segurança dos pedestres. Além da falta de segurança, ainda há o problema do matagal que toma conta de todo o espaço.