NOVO ACORDO: Mateus Coelho apresenta projeto turístico ao ministro Celso Sabino em busca de investimentos

por Jornal Folha do Jalapao — 14/08/2025 às 10:51 — em Cidades, Destaques

Gestor apresentou ao ministro do Turismo, Celso Sabino, projeto que visa transformar o turismo de Novo Acordo com construção de cais e melhorias na infraestrutura.

O prefeito de Novo Acordo, Mateus Coelho, deu mais um passo importante em busca do desenvolvimento turístico e econômico do município. Nesta quarta-feira, 13 de agosto, o gestor participou de uma audiência com o ministro do Turismo, Celso Sabino, em Brasília.

Durante a reunião, o prefeito apresentou oficialmente o projeto de construção do cais turístico de Novo Acordo, uma das principais obras previstas para impulsionar a infraestrutura e fortalecer o setor de turismo da região. Na ocasião, o prefeito reforçou o pedido de liberação de R$ 3,5 milhões em recursos federais, que devem ser aplicados em uma série de obras estruturantes previstas no projeto.

Durante audiência o prefeito Mateus Coelho apresentou pessoalmente os detalhes do projeto e destacou a importância das obras para o fortalecimento do turismo local. A presença do gestor reforça o compromisso da administração municipal com a busca ativa por parcerias e investimentos que contribuam para o desenvolvimento sustentável de Novo Acordo.

A demanda já havia sido formalizada anteriormente por meio do Ofício nº 173/2025, encaminhado ao senador Irajá em 15 de julho. No documento, o prefeito destacou a importância da iniciativa para promover o desenvolvimento regional sustentável e gerar emprego e renda para a população.


O projeto apresentado contempla a construção de quiosques para a comercialização de produtos locais e apoio ao turismo; Implantação do cais para embarque e desembarque de pequenas embarcações; Rampa de acesso interligando a Praia de Novo Acordo à cachoeira, com passagem asfaltada entre o Bar Pedra Furada e a queda d’água; Píer panorâmico, para maior aproveitamento da paisagem e atração de visitantes; Sistema de iluminação turística, ampliando o uso noturno com mais segurança; Pavimentação asfáltica, terraplanagem e adequações na área entre o Bar Pedra Furada e a cachoeira.

Durante a audiência, o prefeito ressaltou a importância do diálogo com o governo federal para a viabilização de investimentos estratégicos em Novo Acordo. Ao final do encontro, o gestor agradeceu ao ministro pela atenção dedicada às demandas do município.

“Quero agradecer ao ministro do Turismo, Celso Sabino, pela receptividade e pela atenção com as demandas do nosso município. Foi uma audiência muito produtiva, onde pudemos apresentar o projeto do cais e demais ações estruturantes que vão transformar Novo Acordo em um polo turístico sustentável. Saio confiante de que teremos o apoio necessário para tornar esse projeto realidade e melhorar a qualidade de vida da nossa população”, declarou o prefeito Mateus Coelho.

Ele enfatizou ainda a relevância da obra para a história do município. “A construção do cais será um marco para Novo Acordo. Estamos trabalhando para criar um ambiente que valorize nosso potencial turístico e que gere novas oportunidades para a população. Contamos com o apoio do senador Irajá e do Ministério do Turismo para viabilizar esse sonho”, completou.

A expectativa da gestão municipal é que, com a liberação dos recursos, as obras possam ser iniciadas ainda em 2025, consolidando Novo Acordo como um dos principais destinos turísticos do Tocantins.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Palmas distribui quatro mil mudas de alface às hortas comunitárias da região norte

No dia 12 de agosto foram distribuídas duas mil mudas na região...

Prefeitura de Palmas incentiva aleitamento materno com palestras gratuitas em unidades de saúde

Para incentivar gestantes e puérperas a amamentar bebês até, pelo menos, os...