Tocantins - 16/01/2025 - 01:51

Folha do Jalapão

NOVO ACORDO: Mobilização do prefeito Mateus garante limpeza urbana emergencial com mutirão

Postado em 08/01/2025

O mutirão conta com mais de 50 pessoas contratadas emergencialmente, além de parcerias público-privadas que disponibilizam o maquinário necessário. Em breve as ruas, avenidas e praças de Novo Acordo estão mais limpas e acessíveis para os moradores

A população de Novo Acordo já pode ficar aliviada, pois a Prefeitura está iniciando nesta quarta-feira,8, um arrastão de limpeza urbana. Os moradores estavam convivendo em meio a muito lixo pelas ruas e avenidas, além de entulhos, galhadas, e, resíduos acumulados nas portas das residências, uma herança deixada pela gestão anterior, conforme mostrou o prefeito Mateus Coelho. A convocação do gestor para o mutirão foi logo no início da semana, quando houve uma mobilização para a contratação de mais de 50 homens para os trabalhos emergenciais.

Além das contratações, a Gestão conta também com a parceria de empresários, já que grande parte do maquinário e veículos da Prefeitura, que poderiam ser utilizados para a limpeza pesada, estão quebrados e sem condições de saírem da garagem. Em frente a Prefeitura, o gestor reuniu os colaboradores e parceiros e ressaltou a importância do trabalho para deixar a cidade em condições mínimas de convivência.

“Nós estamos recebendo justamente a parceria público-privada, que tanto falei no início da minha candidatura, que seria primordial eu ter o apoio privado para poder fomentar essas ações, não só de mutirão e limpeza, mas outras que virão, com maquinários, caçambas, tratores, pá carregadeira, que vão dar toda a estrutura para que a gente possa entregar um serviço de qualidade. Da forma que nós encontramos a cidade, a gente pensa que são necessários no mínimo sete dias de trabalho com esse quantitativo de homens e com o maquinário, mas podendo chegar até dez dias”, disse o gestor.

Parcerias

Além de reforçar o empenho e a necessidade de dedicação de todos os envolvidos, o prefeito fez questão de acompanhar os trabalhos de perto. Os serviços englobam a retirada de entulhos e galhadas, coleta do lixo, poda e capina, varrição, patrolamento e cascalhamento de ruas.  

A limpeza começou logo no portal de entrada e vai chegar a todos os setores, como explicou o secretário municipal de Infraestrutura, Waldir Oldoni. “Temos aqui conosco a empresa que recicla o lixo, a Império Reclica, que forneceu um caminhão para a retirada dos entulhos e outros empresários que se uniram à nossa frota. Com a passagem dos dias vamos pedir ajuda à população no sentido de colaborar para que possamos manter a cidade limpa, não jogar lixo nas ruas. Nesse primeiro dia nós reafirmamos à população que tenham esperança e confiança no prefeito Mateus, que já estamos trabalhando incansavelmente com honestidade e determinação”, ressaltou o secretário.

Todo lixo coletado será reciclado e tem parceria do proprietário da Império Recicla, Welisdei Hulm, que frisou que está no município desde o ano passado. Ele conta que fez questão de fechar parceria com a Prefeitura para o mutirão. “Estamos com um caminhão caçamba e motorista disponível, dando todo o suporte, colaborando com a Prefeitura. Todo o lixo será reciclado, temos também um Ecoponto aqui, a gente faz a captação do material que a população entrega e é revertido em dinheiro, e isso acaba gerando uma economia. Somos parceiros do Mateus e da Prefeitura e essa é uma ação positiva, o município estava precisando passar por isso, com esse processo de reciclagem, a gente vem retirando muito material, mas percebemos também que tem muito lixo, muito resíduo de construção, resto de galhada”, comentou.

Para o prefeito Mateus, a reciclagem é mais um processo importante que vai ser efetuado durante a gestão. “Essa empresa veio para desbravar, enfrentar um desafio novo, já que a gente não tinha essa coleta de lixo reciclado. E ele está fazendo um belo papel e vai ser um dos nossos parceiros. Inclusive, essa parceria público-privada que eu tanto falo, hoje ele está colaborando, sendo meu parceiro hoje nessa força-tarefa e esse mutirão que eu tenho certeza que vai dar bons resultados”, disse.

Alívio

Para os moradores que estavam convivendo com o lixo por toda a parte, a limpeza que chega é um alívio. Seu João Góes, que mora na cidade há 18 anos, conta que é a primeira vez que vê um mutirão desse porte no município. “É muito necessário, pois todo mundo ajudando é mais fácil administrar e com certeza uma cidade limpa é sinônimo de mais saúde”, comentou.

Seu João Batista, conhecido como Rochinha, também comemorou a limpeza urbana. “Moro em Novo Acordo há mais de 70 anos e hoje eu me senti emocionado quando vi esse movimento na cidade. Parabéns ao nosso prefeito pela grande iniciativa dele, que viu o município precisando e estava uma calamidade. Me sinto envergonhado em se tratar de ser novoacordense, nossa cidade em se tratar de um portal do Jalapão e infelizmente deixaram acabar. Mas vai se levantar novamente e se tornar uma rota do turismo do Brasil”, disse o morador.

Outras ações

O prefeito frisou ainda que, em paralelo ao mutirão de limpeza, outras ações estão sendo realizadas com o intuito de dar andamento aos atendimentos necessários à população. “As nossas primeiras ações são no âmbito da saúde para regularizar essa parte de médicos, enfermeiros e técnicos e estrutura para atender a urgência e emergência, além de priorizar a limpeza e a reestruturação dos móveis e também dos locais de trabalho. Nós também vamos fazer o orçamento do maquinário da prefeitura para a gente ter uma noção do que a gente precisa fazer e os valores que a gente precisa ter em mãos para os trabalhos necessários”, concluiu.

O prefeito Mateus frisou ainda que faz questão de mostrar as ações para a comunidade, tendo em vista a necessidade de maior tempo para a recuperação da gestão. “É importante frisar que as imagens coletadas e as notícias que nós estamos levando à população são não só para me resguardar como hoje prefeito de Novo Acordo, mas para responsabilizar aqueles que são responsáveis, no caso a ex-gestora. Daqui em diante eu tenho que encontrar soluções. Então, o cidadão de Novo Acordo não vai mais me ver falando da gestão passada, muito menos dos problemas. Eu tenho que encontrar agora em diante as soluções que a população quer que eu resolva”, conclui Mateus.

Compartilhe no:

Relacionados

Conteúdo protegido.