Tocantins - 03/12/2020 - 00:17

Prefeito Dotozim anuncia primeiras medidas contra coronavírus e pede calma à população

Postado em 24/03/2020

Compartilhe no:

Após publicar decreto municipal, a administração reúne equipe e traça metas de assistência às famílias mais carentes do município de Novo Acordo.

“Temos que assistir as famílias carentes de imediato, Deus me livre de largar minha população uma hora dessas, meu telefone estará ligado 24 horas, podem buscar por mim que estarei atendendo a todos”.

O prefeito de Novo Acordo, Elson Lino Aguiar, Dotozim, anunciou uma série de medidas preventivas contra o novo Coronavírus (Covid-19), que já foi declarado como pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Durante entrevista à Folha do Jalapão, Dotozim também fez um apelo à população. “O que a gente pede é que a população tenha calma. Estamos tomando todas as atitudes necessárias. Pedimos ao povo que fique em suas casas, é momento de nos isolarmos, momento de nos resguardarmos. Não entrem em desespero, o momento é de cuidado redobrado. Tudo vai passar, mas queremos permanecer sem nenhum caso de contaminação em nosso município. A responsabilidade é de todos os cidadãos de Novo Acordo”, destacou o gestor.
O prefeito adverte ainda a importância de trabalhar em conjunto com outros órgãos para conseguir atender toda a comunidade. “Não deve haver pânico, vocês não estão sós. Nossa Prefeitura, a Câmara Municipal, Policia Militar e Civil e o Ministério da Saúde estão preparando todas as condições para atender a toda comunidade”, informou.

Assistência


A gestão pretende atuar para atender a quem mais precisa e por isso está realizando um diagnóstico no município. “Hoje nos reunimos e já estamos fazendo um levantamento das famílias mais carentes, que a gente sabe que depende das diárias dos serviços todos os dias para o sustento de suas casas. Estamos buscando as providências para levar assistência a elas, através de cestas básicas”, esclareceu.
Dotozim ainda enfatizou, “temos que assistir essas famílias de imediato, Deus me livre de largar minha população uma hora dessas, meu telefone estará ligado 24 horas, podem buscar por mim que estarei atendendo a todos. Já determinei aos meus secretários que todos fiquem de prontidão para atender a comunidade”.

Saúde


O gestor destacou ainda a instalação de um Comitê de enfrentamento ao novo Coronavírus, que será responsável por repassar informações sobre o assunto juntamente com a Secretaria de Saúde. Nossos profissionais de Saúde são os responsáveis pelos primeiros atendimentos (quando surgirem). Ele destacou que a atenção aos idosos será redobrada pelo fato de pessoas da terceira idade estarem no grupo de risco da doença.
“A equipe de saúde conta com dois médicos que estão nos orientando, que estarão de plantão para atender as urgências e emergências, para evitar o encaminhamento de pacientes a Palmas que é nossa referência, sabemos que eles não têm condições nesse momento de atender todas as demandas, mas caso necessário temos uma boa frota de veículos, inclusive o Samu para fazer esse transporte”, frisou.
Dotozim ainda apontou que, além do cuidado com os grupos de risco, as equipes estão atentas a pessoas resfriadas ou gripadas, para monitoramento dos sintomas.

Presença do gestor


“Eu não me ausentarei do município nesse período. Mesmo tendo problemas de saúde, estou à frente das ações, tomando todos os cuidados comigo e com a comunidade. Montamos uma equipe de secretários para realizar plantões na Prefeitura, para atender as demandas urgentes. Muitos moradores estão alarmados, com medo de não conseguir pagar suas contas, estamos orientando essas pessoas, mas hoje nossa maior preocupação é com a vida”, ressaltou Dotozim.
Dotozim ainda ressaltou estar confiante de que tudo será superado. “Sou gestor, sou humano, e acredito em Deus, que vamos conseguir passar por isso, que esse vírus seja eliminado o mais rápido possível. O que está acontecendo conosco hoje é um prejuízo muito grande, estamos com todos os alunos fora da sala de aula, comércios fechados, famílias desesperadas. A gente acredita que tudo vai passar”.

Decreto Municipal


O prefeito editou medidas administrativas emergenciais adotadas pelo setor público de prevenção ao contágio do Coronavírus e recomendações ao setor privado, por meio do Decreto n° 008/20. O documento determinou algumas ações de prevenção referentes aos serviços da municipalidade, em suas secretarias.
“Através do decreto levamos ao conhecimento de toda a população os locais que seriam mantidos abertos para atendê-los. Nosso decreto foi para fazer cumprir as determinações da Justiça. Queremos que todos saibam o tamanho da responsabilidade que cabe a cada um de nós”, enfatizou.

Compartilhe no:

Relacionados