Novo Acordo reforça compromisso com a Primeira Infância em grande mobilização intersetorial

por Jornal Folha do Jalapao — 01/12/2025 às 12:50 — em Cidades, Destaques

Dia D Aliança pela Primeira Infância contou com atendimentos em saúde, assistência e educação, promovidas pela Prefeitura, além de palestras e orientações

A Prefeitura de Novo Acordo realizou, neste sábado, dia 29 de novembro, uma ampla mobilização dedicada ao fortalecimento das políticas públicas para crianças e famílias: o Dia D da Aliança pela Primeira Infância – TCE de Olho no Futuro. A ação reuniu centenas de moradores, pais, alunos, profissionais das secretarias e autoridades locais, marcando um momento importante de integração entre Saúde, Educação e Assistência Social, com foco no cuidado, prevenção, orientação e promoção de direitos na primeira infância.

O prefeito Mateus Coelho destacou a relevância do evento e reafirmou o compromisso da gestão com o desenvolvimento das crianças do município. “Investir nas nossas crianças é construir um futuro mais promissor para Novo Acordo. Quando unimos esforços, garantimos que cada família receba atenção, cuidado e oportunidades”, comentou o gestor.

Novo Acordo tem se destacado em ações que ofertam os cuidados aos pequenos, tanto na educação, com entregas importantes de reformas e melhorias, quanto na saúde, assistência e demais áreas da gestão. Os resultados e o comprometimento do prefeito Mateus e equipe municipal foram explanados na ação, que faz parte do projeto do Tribunal de Contas do Estado.

Abertura

Os demais integrantes da mesa de autoridades também pontuaram a importância da iniciativa e deixaram mensagens de reconhecimento ao trabalho conjunto das equipes, ressaltando o empenho coletivo em oferecer serviços de qualidade à população.

Na ocasião, a assistente social Elisângela, representou a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Lúcia Vidal. Também houve a presença da secretária municipal de Educação, Wersdenia Batista; do secretário municipal de Saúde, Felipe Gama; do secretário de Controle Interno, Wanderson Oliveira; da conselheira tutelar, Rosimeire Macedo; e das vereadoras Telma Alves e Ione Andrade. A servidora Telvânia conduziu um momento de oração que marcou simbolicamente a abertura das atividades.

A formadora Cleide Alves, do Programa Alfabetiza Mais, apresentou indicadores de aprendizagem do município, metas para 2025 e 2026, além de compartilhar boas práticas pedagógicas, destacando a importância da alfabetização na idade certa. Em seguida, a conselheira tutelar Rosimeire Macedo abordou as atribuições do Conselho Tutelar, a prevenção da violência e os direitos de crianças e adolescentes.

A assistente social Juliana falou sobre cuidado integral, direitos sociais e proteção na primeira infância, reforçando a importância da rede de apoio às famílias. Encerrando o ciclo de palestras, o psicólogo Henrique Assunção destacou a preparação do município para o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, reforçando a relevância da participação comunitária na construção de políticas públicas voltadas à infância e adolescência.

Atendimentos

Enquanto isso, das 8h às 13h, a população teve acesso a diversos serviços. Na saúde, foram ofertados triagem, atendimento médico e de enfermagem, serviços de odontologia, vacinação, testes rápidos e entrega de medicamentos.

Na área da educação, os participantes puderam conhecer mais sobre o Programa Alfabetiza Mais Tocantins, acompanhar a exposição de dados da aprendizagem, assistir à peça teatral e participar de ações educativas.

Já a Assistência Social disponibilizou atendimentos do Cadastro Único e Bolsa Família, serviços da equipe do CRAS, atendimentos do Programa Jovem Trabalhador, sala do 1º Fórum UNICEF, manicure e pedicure, cortes de cabelo masculino e feminino, sala de brincadeiras e palestras para as famílias.

Parceria

A iniciativa integra o programa TCE de Olho no Futuro, coordenado pelo Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO) com a ajuda de 17 instituições parceiras entre públicas e privadas, e marca um dos maiores movimentos já realizados no Brasil em defesa da primeira infância.


O Dia D faz parte das ações estratégicas do programa, estimulando gestores municipais a aprimorar serviços, organizar fluxos de atendimento, qualificar equipes e dialogar diretamente com as famílias. O objetivo é que as meninas e meninos do Tocantins tenham prioridade absoluta.

A mobilização simultânea em todos os municípios reforçou o compromisso do Tocantins com a primeira infância. Realizado em escolas e espaços públicos, o Dia D aproximou serviços das famílias e fortaleceu o papel do TCE Tocantins como articulador de políticas públicas e incentivador de boas práticas municipais.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Aliança pela Primeira Infância mobiliza comunidade em São Félix

Evento reuniu famílias, crianças, autoridades e parceiros da comunidade em atividades educativas...

4º Concerto de Música Popular da Guarda Metropolitana de Palmas emociona público no Parque do Povo

Evento reúne familiares, autoridades e amantes da boa música O Auditório Araguaia,...