Novo Acordo reforça compromisso com a Primeira Infância em grande mobilização intersetorial

por Jornal Folha do Jalapao — 01/12/2025 às 12:50 — em Cidades, Destaques

Dia D Aliança pela Primeira Infância contou com atendimentos em saúde, assistência e educação, promovidas pela Prefeitura, além de palestras e orientações

A Prefeitura de Novo Acordo realizou, neste sábado, dia 29 de novembro, uma ampla mobilização dedicada ao fortalecimento das políticas públicas para crianças e famílias: o Dia D da Aliança pela Primeira Infância – TCE de Olho no Futuro. A ação reuniu centenas de moradores, pais, alunos, profissionais das secretarias e autoridades locais, marcando um momento importante de integração entre Saúde, Educação e Assistência Social, com foco no cuidado, prevenção, orientação e promoção de direitos na primeira infância.

O prefeito Mateus Coelho destacou a relevância do evento e reafirmou o compromisso da gestão com o desenvolvimento das crianças do município. “Investir nas nossas crianças é construir um futuro mais promissor para Novo Acordo. Quando unimos esforços, garantimos que cada família receba atenção, cuidado e oportunidades”, comentou o gestor.

Novo Acordo tem se destacado em ações que ofertam os cuidados aos pequenos, tanto na educação, com entregas importantes de reformas e melhorias, quanto na saúde, assistência e demais áreas da gestão. Os resultados e o comprometimento do prefeito Mateus e equipe municipal foram explanados na ação, que faz parte do projeto do Tribunal de Contas do Estado.

Abertura

Os demais integrantes da mesa de autoridades também pontuaram a importância da iniciativa e deixaram mensagens de reconhecimento ao trabalho conjunto das equipes, ressaltando o empenho coletivo em oferecer serviços de qualidade à população.

Na ocasião, a assistente social Elisângela, representou a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Lúcia Vidal. Também houve a presença da secretária municipal de Educação, Wersdenia Batista; do secretário municipal de Saúde, Felipe Gama; do secretário de Controle Interno, Wanderson Oliveira; da conselheira tutelar, Rosimeire Macedo; e das vereadoras Telma Alves e Ione Andrade. A servidora Telvânia conduziu um momento de oração que marcou simbolicamente a abertura das atividades.

A formadora Cleide Alves, do Programa Alfabetiza Mais, apresentou indicadores de aprendizagem do município, metas para 2025 e 2026, além de compartilhar boas práticas pedagógicas, destacando a importância da alfabetização na idade certa. Em seguida, a conselheira tutelar Rosimeire Macedo abordou as atribuições do Conselho Tutelar, a prevenção da violência e os direitos de crianças e adolescentes.

A assistente social Juliana falou sobre cuidado integral, direitos sociais e proteção na primeira infância, reforçando a importância da rede de apoio às famílias. Encerrando o ciclo de palestras, o psicólogo Henrique Assunção destacou a preparação do município para o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF, reforçando a relevância da participação comunitária na construção de políticas públicas voltadas à infância e adolescência.

Atendimentos

Enquanto isso, das 8h às 13h, a população teve acesso a diversos serviços. Na saúde, foram ofertados triagem, atendimento médico e de enfermagem, serviços de odontologia, vacinação, testes rápidos e entrega de medicamentos.

Na área da educação, os participantes puderam conhecer mais sobre o Programa Alfabetiza Mais Tocantins, acompanhar a exposição de dados da aprendizagem, assistir à peça teatral e participar de ações educativas.

Já a Assistência Social disponibilizou atendimentos do Cadastro Único e Bolsa Família, serviços da equipe do CRAS, atendimentos do Programa Jovem Trabalhador, sala do 1º Fórum UNICEF, manicure e pedicure, cortes de cabelo masculino e feminino, sala de brincadeiras e palestras para as famílias.

Parceria

A iniciativa integra o programa TCE de Olho no Futuro, coordenado pelo Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO) com a ajuda de 17 instituições parceiras entre públicas e privadas, e marca um dos maiores movimentos já realizados no Brasil em defesa da primeira infância.


O Dia D faz parte das ações estratégicas do programa, estimulando gestores municipais a aprimorar serviços, organizar fluxos de atendimento, qualificar equipes e dialogar diretamente com as famílias. O objetivo é que as meninas e meninos do Tocantins tenham prioridade absoluta.

A mobilização simultânea em todos os municípios reforçou o compromisso do Tocantins com a primeira infância. Realizado em escolas e espaços públicos, o Dia D aproximou serviços das famílias e fortaleceu o papel do TCE Tocantins como articulador de políticas públicas e incentivador de boas práticas municipais.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Santa Tereza participa de formação para fortalecer atuação dos conselheiros tutelares

Capacitação reuniu representantes de mais de 40 municípios tocantinenses para aprimorar conhecimentos...

Festival Gastronômico de Taquaruçu impulsiona economia do distrito e movimenta setores de Palmas

Reconhecido como um dos maiores festivais gastronômicos da Região Norte do País,...