Novo público começa a ser vacinado em Aparecida: pessoas com comorbidades e deficiências

por Wenina — 13/05/2021 às 12:00 — em Cidades, Destaques

A vacinação está acontecendo no galpão da Unidade Básica de Saúde. 145 doses foram destinadas para este. Os vacinados comemoram a dose de esperança recebida no momento de medo pela doença.

Dona Daisy Maria Martins Naves, de 57 anos, não conteve a alegria e emoção ao receber a dose da vacina contra o coronavírus. A aparecidense foi uma das primeiras a serem vacinadas nesta quinta-feira, 13, no galpão da Unidade Básica de Saúde. “Ficamos muito tempo aguardando chegar na nossa idade, na hora certa, espero em Deus que dê tudo certo, já vimos outras pessoas tomarem e vimos um resultado positivo. Vamos acreditar que vai dar tudo certo! ”, comemorou.


A vacinação em Aparecida do Rio Negro ocorre nesta semana em um novo público, conforme as determinações do Ministério da Saúde. Os pacientes são convocados para vacinação pelo Agente de Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde recebeu o total de 145 doses para este público.
A vacinação nesta etapa contempla pessoas com Síndrome de Down, acima de 18 anos; Pessoas com doença renal crônica que fazem hemodiálise, acima de 18 anos; Puérperas com comorbidade (com laudo médico); Pessoas com comorbidades, de 55 a 59 anos (com láudo médico); Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 55 a 59 anos.


Entre as comorbidades contempladas nesta etapa da vacinação, conforme o Ministério da Saúde, estão: Diabetes melitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão arterial (estágio 3); Hipertensão arterial (estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade); Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Arritmias cardíacas; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; Anemia falciforme; Obesidade mórbida, dentre outras.


Leandro Sousa Santana, de 35 anos, também comemorou a chegada de sua vez em se vacinar. “Achei que ia demorar mais, e hoje estamos recebendo essa primeira dose, que esperamos muito e estou muito feliz e satisfeito”, disse. Quem também recebeu a dose foi seu Geraldo Barbosa Lino, 37. “Nunca tive medo de vacina, na minha situação vai ajudar muito, agradeço a Deus, para mim é muito bom”, comentou.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Prefeitura de Palmas melhora estrutura do Samu com novos desfibriladores nas Unidades de Suporte Avançado

Equipamentos possibilitam maior resolutividade em atendimento de pacientes com parada cardiorrespiratória e...

Palmas se destaca em seleção nacional de experiências voltadas à Educação em Tempo Integral

Rede municipal de ensino da Capital conquistou espaço de destaque com dois...