Tocantins - 25/07/2021 - 08:40

Novo público começa a ser vacinado em Aparecida: pessoas com comorbidades e deficiências

Postado em 13/05/2021

Compartilhe no:

A vacinação está acontecendo no galpão da Unidade Básica de Saúde. 145 doses foram destinadas para este. Os vacinados comemoram a dose de esperança recebida no momento de medo pela doença.

Dona Daisy Maria Martins Naves, de 57 anos, não conteve a alegria e emoção ao receber a dose da vacina contra o coronavírus. A aparecidense foi uma das primeiras a serem vacinadas nesta quinta-feira, 13, no galpão da Unidade Básica de Saúde. “Ficamos muito tempo aguardando chegar na nossa idade, na hora certa, espero em Deus que dê tudo certo, já vimos outras pessoas tomarem e vimos um resultado positivo. Vamos acreditar que vai dar tudo certo! ”, comemorou.


A vacinação em Aparecida do Rio Negro ocorre nesta semana em um novo público, conforme as determinações do Ministério da Saúde. Os pacientes são convocados para vacinação pelo Agente de Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde recebeu o total de 145 doses para este público.
A vacinação nesta etapa contempla pessoas com Síndrome de Down, acima de 18 anos; Pessoas com doença renal crônica que fazem hemodiálise, acima de 18 anos; Puérperas com comorbidade (com laudo médico); Pessoas com comorbidades, de 55 a 59 anos (com láudo médico); Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 55 a 59 anos.


Entre as comorbidades contempladas nesta etapa da vacinação, conforme o Ministério da Saúde, estão: Diabetes melitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão arterial (estágio 3); Hipertensão arterial (estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade); Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Arritmias cardíacas; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; Anemia falciforme; Obesidade mórbida, dentre outras.


Leandro Sousa Santana, de 35 anos, também comemorou a chegada de sua vez em se vacinar. “Achei que ia demorar mais, e hoje estamos recebendo essa primeira dose, que esperamos muito e estou muito feliz e satisfeito”, disse. Quem também recebeu a dose foi seu Geraldo Barbosa Lino, 37. “Nunca tive medo de vacina, na minha situação vai ajudar muito, agradeço a Deus, para mim é muito bom”, comentou.

Compartilhe no:

Relacionados