Tocantins - 22/01/2022 - 20:39

Folha do Jalapão

NOVO SORRISO: Prefeitura de Santa Tereza devolve autoestima aos moradores com implantação de próteses dentárias

Postado em 03/12/2021

Por meio do Programa Brasil Sorridente, a equipe odontológica da Saúde Municipal de Santa Tereza do Tocantins irá atender 60 pessoas nesta primeira etapa, com a implantação de próteses dentárias, devolvendo dignidade, autoestima e um novo sorriso aos moradores que necessitam do benefício.

A oferta de saúde à população não depende só do atendimento de urgência e emergência, além da atenção básica, mas também deve levar à comunidade qualidade de vida e cuidados que refletem na autoestima e dignidade dos moradores. Por isso a Prefeitura de Santa Tereza do Tocantins está proporcionando à população um novo serviço, que ocorre por meio do Programa Brasil Sorridente: a implantação de próteses dentárias.

O projeto teve início nesta quinta-feira, 2, com a avaliação dos usuários e moldagem das próteses. Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, o programa objetiva iniciar o tratamento de reabilitação oral através do fornecimento de próteses dentárias maxilares e mandibulares totais fixas e parciais removíveis.

O prefeito da cidade, Antônio Campos, falou da alegria em proporcionar um benefício tão importante para a autoestima dos moradores. “Para nós que compomos a gestão municipal é de suma importância conseguirmos promover mais saúde e qualidade de vida ao nosso povo, através de programas como este, pois sabemos da importância de uma boa saúde bucal para uma melhor qualidade de vida e promoção a saúde”, destaca o prefeito Antônio Campos.

Neste mês, a equipe odontológica da Saúde Municipal irá atender 60 pessoas com o benefício, conforme explicou a secretária de Saúde, Letícia Lustosa Pereira. “O município realizará neste mês de dezembro cerca de 60 próteses, que serão entregues e realizadas manutenção e ajustes das próteses. Daremos continuidade ao projeto em janeiro, quando mais usuários do município serão beneficiados”, explicou.

A utilização da prótese vai além do aspecto estético e tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida de quem usa, como explica o cirurgião dentista, da Unidade Básica de Saúde, Kalyd de Jesus Almeida. “Melhora a mastigação, a fala e ainda aumenta a autoestima dos pacientes”, conta.

Para participar do programa é necessário marcar uma avaliação com a equipe de saúde Bucal do município.

A técnica de higiene bucal, Eronildes Alves Pereira, destaca que o procedimento chega para a alegria das pessoas que mais precisam. “É uma coisa boa para a população, por ser um procedimento que tem um preço alto, nem todo mundo pode pagar, então acredito que vai fazer muitas pessoas voltarem a ter melhor qualidade vida, pois a falta de dentes leva a pessoa a ter várias complicações, como não se alimentar direito”, comentou.

Compartilhe no:

Relacionados