Tocantins - 06/02/2025 - 20:51

Folha do Jalapão

Operação Piracema do Naturatins apreende mais de 5 mil metros de redes de pesca

Postado em 06/02/2025

Ação ocorreu na região norte do Estado e na Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão

Para combater a pesca ilegal no período de reprodução dos peixes, o Instituto  Natureza do Tocantins (Naturatins) realizou, entre os dias 28 de janeiro e 03 de fevereiro, mais uma ação da Operação Piracema. As ações, que ocorreram na região norte do Estado e na Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão resultaram na apreensão de 5.290 metros de redes de emalhar, 414 peças de madeira ilegal, duas embarcações, um motor de popa, e na aplicação de multas no valor de R$ 15 mil.

A operação foi realizada para assegurar o cumprimento da Portaria nº 215/2024, que regulamenta o período de proibição de pesca durante a Piracema, medida essencial para garantir a reprodução e preservação dos peixes. Além disso, a ação teve o intuito de combater a caça predatória, o tráfico de animais silvestres e o transporte ilegal de pescado. 

Conforme o gerente de Fiscalização Ambiental, Cândido José dos Santos Neto, até o final da Piracema, as ações fiscalizatórias do Naturatins seguem ininterruptas em todo o Estado, o que reafirma o compromisso com a proteção integral dos recursos naturais. “As ações de fiscalização são fundamentais para a defesa dos recursos naturais do Tocantins, assegurando um legado sustentável para as gerações futuras”, destacou. 

Ações na APA Ilha do Bananal/Cantão

Coordenada pelo fiscal Ambiental do Naturatins, Jusley Caetano, a operação contou com a parceria dos servidores da APA Ilha do Bananal/Cantão. As ações ocorreram nos rios Araguaia, Caiapó, Piranhas e Bananal, além de lagos na região dos municípios de Araguacema, Goianorte, Pequizeiro, Couto Magalhães, Santa Maria das Barreiras/PA e Conceição do Araguaia/PA. 

Durante as ações fiscalizatórias, foram apreendidos 3.490 metros de redes de emalhar, 414 peças de madeira ilegal, uma embarcação de alumínio, um motor de popa e uma embarcação de madeira. Além disso, duas pessoas foram autuadas, resultando em R$ 15 mil em multas.

Operação no norte do Estado

Em outra frente de trabalho realizada em Araguatins, no norte do Estado, a equipe de fiscalização apreendeu aproximadamente 1.800 metros de redes de emalhar e uma tarrafa. A equipe também realizou rondas terrestres e abordagens em estradas vicinais, promovendo atividades de educação ambiental para conscientizar a população sobre a importância da pesca sustentável e o respeito ao período de defeso da Piracema.

No norte do Estado, a equipe de fiscalização apreendeu aproximadamente 1.800 metros de redes de emalhar – Naturatins/Governo do Tocantins file_download

Na APA Ilha do Bananal/Cantão, a equipe apreendeu 3.490 metros de redes de emalhar – Naturatins/Governo do Tocantins file_download

Compartilhe no:

Relacionados

Conteúdo protegido.