Tocantins - 19/09/2021 - 03:04

Orienta Naturatins encerra 4ª edição em Palmas, com mais de 100 atendimentos realizados

Postado em 30/07/2021

Compartilhe no:

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) encerrou nesta quinta-feira, 29, a 4ª edição do Orienta Naturatins, com 105 atendimentos e 220 processos consultados. A ação que percorre todo o Estado atendendo a população e esclarecendo os usuários sobre os serviços prestados pelo órgão ambiental, foi encerrada em Palmas, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.

Produtores rurais, empreendedores, consultores e responsáveis técnicos puderam esclarecer suas dúvidas sobre licenciamento ambiental, recursos florestais, outorga de água, licença de pesca, biodiversidade, segurança de barragem, Cadastro Ambiental Rural (CAR), protocolo e assuntos jurídicos.

O presidente do Naturatins, Renato Jayme, lembrou que essa foi a primeira vez que o mutirão de serviços do Naturatins foi realizado em Palmas, por isso o registro de mais de 100 atendimentos deve ser comemorado. “Já vimos uma necessidade grande por parte dos produtores e responsáveis técnicos, no sentido de expandirmos esse tipo de ação, pois precisamos ter agilidade nos processos”, reforçou.

Renato Jayme também informou que a nova lei ambiental, recém-sancionada, sinaliza mudanças que vão contribuir ainda mais com a desburocratização dos processos ambientais. “Além disso, estamos buscando agilizar todos os processos internos nossos de atendimento ao produtor, empreendedor e ao cidadão”, ressaltou.

Nesta edição, o Orienta Naturatins contou com o apoio da Fundação Municipal de Meio Ambiente, que orientou sobre a legislação e políticas ambientais adotadas em Palmas; e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), que realizou registros do CAR.

Para o engenheiro ambiental e consultor Anderson Sacramento, a ação foi importante para aproximar os órgãos dos consultores e empreendedores. “Esse tipo de ação estreita os laços entre consultor, empreendedor e o órgão que está à frente das análises dos processos. Nesse atendimento, consegui resolver parcialmente os problemas e me deu uma previsão e um cenário mais claro da situação dos meus processos”, adiantou.

Já o engenheiro agrônomo Eduardo Mota destacou tanto a agilidade dos atendimentos realizados pelo Orienta Naturatins, como a importância de detalhar aos produtores sobre o funcionamento dos trâmites do órgão ambiental. “Esse tipo de ação tem que ser feita sempre pelo motivo da agilidade. Muitas vezes o produtor não conhece o Naturatins, não sabe como funciona e esse tipo de ação aproxima o produtor, ele fica sabendo como é que funciona o órgão e acompanha a tramitação, assim ele se esforça mais para estar regularizado”, ressaltou.

O diretor de Gestão e Regularização Ambiental do Naturatins, Felipe, Mansur Pimpão, avaliou o evento como muito proveitoso, principalmente porque Palmas concentra parte significativa dos grandes empreendimentos e empresas de consultorias, sendo estas últimas os principais clientes do Naturatins. “Palmas foi muito importante pelo volume de atendimentos e pelo diferencial de incluir nos atendimentos os consultores ambientais”, reforçou.

O secretário estadual da Agricultura, Jayme Café, visitou o local de atendimentos do Orienta Naturatins. “Essa ação, que está sendo realizada em todo o Estado, faz com que os processos ambientais sejam mais céleres e dá mais transparência para as políticas propostas pelo Governo do Estado”, afirmou, completando que o Orienta Naturatins também faz com que o cidadão se sinta incluído.

Os atendimentos foram realizados através de um agendamento feito pelo WhatsApp afim de evitar filas e aglomerações no local, seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19.

Dianópolis e Mateiros

As próximas edições do Orienta Naturatins serão no município de Dianópolis, nos dias 4 e 5 de agosto, na Câmara Municipal dos Vereadores; e no Município de Mateiros, nos dias 6 e 7 de agosto, no auditório do Centro de Atendimento ao Turista. Os usuários das duas cidades já podem agendar atendimento pelo WhatsApp, através do número (63) 99218-0298. 

Compartilhe no:

Relacionados