Tocantins - 29/10/2020 - 07:26

Os incríveis fervedouros do Jalapão

Postado em 28/03/2019

Compartilhe no:


Os fervedouros do Jalapão são, para a maioria dos viajantes, os grandes atrativos dessa região que ficou conhecida como o deserto brasileiro. Aqui, onde as nascentes trazem água do fundo da terra, o solo arenoso cria a ilusão de que tudo parece estar realmente fervendo.

Tá aí o destino nacional que muito viajante brasileiro se esquece de colocar no roteiro (mais por falta de conhecimento do que pela variedade cenográfica daquelas terras do norte do Brasil). Dono da capital mais jovem do País, fundada em 1989, o Tocantins é daqueles lugares que, uma vez visitado, faz a gente querer voltar outras vezes.

A água está sempre a uma temperatura agradável e, no calor que faz no Jalapão, essas piscinas naturais são verdadeiros oásis

Fervedouro do Rio Sono | O Fervedouro do Rio sono fica na propriedade da Dona Olaídes, local que oferece um almoço caprichado. A comida é servida no fogão à lenha em um galpão de terra batida e coberto com palhas de piaçava, palmeira abundante na região.

Sensação incrível e estranha pisar nos buracos que, apesar de terem uma profundidade absurda, não nos deixam afundar por causa da pressão da água que brota da terra. Mas, depois de um tempo, você relaxa e se sente confiante para flutuar nesses lagos cristalinos.


O lindo fervedouro do Buriti

Fervedouro do Buriti | O Fervedouro do Buriti, fica na terra do Seu Lino, dentro de uma comunidade quilombola.

Aqui, além de apreciar e aproveitar a beleza da nascente azul celeste, você pode conhecer mais sobre o estilo de vida dessas comunidades tão comuns no Jalapão. As casas são feitas de adobe, um tipo de tijolo de argila crua, e cobertas com a palha de piaçava.

O fervedouro do Encontro das Águas é o mais forte de todos.

Fervedouro do Encontro das Águas | Ele é pequeno, mas o mais forte de todos. A pressão da água é tão intensa que mesmo que alguém nos empurre para dentro do buraco, é impossível afundar. Eu tentei, e até de cabeça para baixo fiquei.

Fervedouro do Buritizinho, o menor de todos

Fervedouro do Buritizinho | Esse fervedouro fica nas terras do Seu Nô. Ele é outro descendente de quilombola e, talvez, esse seja o que tem menor infraestrutura. Justamente por isso, é importante obedecer às regras de não pular – o que vale para todos os fervedouros – e de andar sobre as placas de madeira colocadas nas margens.

Ali, além de apreciar a beleza do fervedouro, você pode nadar no rio que se forma da nascente. Pode também fazer boia-cross e almoçar pratos do melhor estilo jalapenho.


A paisagem do fervedouro Bela Vista é de tirar o folego

Fervedouro Bela Vista | O maior e mais bonito fervedouro do Jalapão fica em São Félix do Tocantins, e se chama fervedouro Bela Vista. Ele tem uma infraestrutura melhor, com trilha calçada e um deque muito bacana. A beleza desse lugar é algo praticamente inacreditável.

A cor e a temperatura da água, a vegetação ao redor e os peixinhos que nos acompanham nos fazem ter vontade de ficar o dia inteiro aqui dentro.

Compartilhe no:

Relacionados