Parte de ponte entre Tocantins e Maranhão que não desabou deve ser demolida ainda em janeiro

por Wenina — 09/01/2025 às 13:13 — em Estado

Cronograma definiu etapas a serem executadas na construção da nova ponte, que vai ligar as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). Prazo para conclusão da obra é de um ano.

Partes que continuaram em pé da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), vão começar a ser demolidas ainda no mês de janeiro, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A expectativa é que essa fase demore cerca de um mês e meio para ser finalizada.

A ponte desabou no dia 22 de dezembro de 2024 e fez 18 vítimas. Desse total, apenas um homem sobreviveu e equipes da Marinha do Brasil, bombeiros e Defesa Civil dos dois estados conseguiram recolher os corpos de 14 vítimas que afundaram com os escombros e veículos. Três pessoas ainda estão desaparecidas.

De acordo com o DNIT, a o responsável pela reconstrução da ponte, que fica na BR-226, é o Consórcio Penedo – Neópolis, constituído pela empresa Construtora A. Gaspar S/A e Arteleste Construções Limitada. O prazo de entrega da obra é de um ano.

As equipes já estão mobilizadas conforme plano emergencial. Em janeiro o consórcio vai dar início à elaboração do projeto, para aprovação no mês de março.

Confira as etapas previstas:

O DNIT ainda esclareceu que se ocorrerem mudanças climáticas que afetem o andamento das obras, o cronograma informado poderá sofrer alterações. Também poderá afetar a organização a conclusão do projeto da ponte. Entretanto, o prazo final de conclusão da obra não terá nenhuma alteração, sendo finalizado ao longo de um ano.

Conforme o próprio DNIT, o desabamento ocorreu porque o vão central da ponte cedeu. A causa do colapso ainda será investigada, de acordo com o órgão. A ponte foi completamente interditada e os motoristas devem usar rotas alternativas.

O momento em que estrutura cedeu foi registrado pelo vereador Elias Junior (Republicanos). Ele contou que estava no local para gravar imagens sobre as condições precárias da ponte.

Uma força-tarefa foi criada identificar os corpos das vítimas encontrados pelas equipes de buscas. Conforme a Secretaria de Segurança Pública, os trabalhos foram realizados por um perito oficial médico, peritos criminais, agentes de necrotomia e papiloscopista.

A ponte servia de travessia entre os estados e para atender o corredor Belém-Brasília desde a década de 1960, quando foi inaugurada. Segundo documentos de inspeção feita em 2019 pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), houve uma recuperação estrutural entre os anos de 1998 e 2000, mas passados mais de 20 anos, ainda havia muito o que fazer para torná-la segura. A Polícia Federal e órgãos ministeriais estão apurando as causas do desmoronamento.

Ao longo das últimas semanas, os trabalhos da Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, polícias Civil e Militar dos dois estados e outros órgãos se concentraram no resgate às vítimas Para isso, foi preciso empregar o trabalho de mergulhadores e equipamentos de última geração para analisar a situação dos veículos que caíram no Rio Tocantins.

Ao todo, são quatro caminhões, duas caminhonetes, um carro e três motos caíram no rio após a ponte desabar. Dos caminhões, dois estavam com 70 toneladas de ácido sulfúrico e um com 22 mil litros de agrotóxicos.

A princípio as equipes informaram que as cargas não haviam se espalhado pelo rio. Mas na segunda-feira (69), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) informou que os tanques com ácido sulfúrico no leito do rio Tocantins apresentaram um pequeno vazamento. Não há a confirmação exata do quanto vazou, porém o volume derramado ainda não gera grandes preocupações.

Vítimas resgatadas

Fonte: G1-TO

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Governo do Tocantins abre estande na 25ª Fenearte, com protagonismo de artesãos indígenas e tradicionais

Com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado...

Governo do Tocantins realiza ação de arrecadação de alimentos no Taquaruçu Fest

O Governo do Tocantins realiza, nesta sexta-feira, 11, a segunda edição do Taquaruçu...