PMTO garante segurança de cerca de 140 mil romeiros e turistas durante festejos do Senhor do Bonfim

por Jornal Folha do Jalapao — 19/08/2025 às 15:06 — em Estado

Efetivo atuou em Natividade, Araguacema e Tabocão, municípios que tradicionalmente recebem milhares de fiéis

A Polícia Militar do Tocantins (PMTO) realizou, entre os dias 6 e 17 de agosto, a Operação Romarias do Senhor do Bonfim 2025 para garantir a segurança pública durante um dos mais importantes eventos religiosos do estado. As ações ocorreram nos municípios de Natividade, Araguacema e Tabocão, que juntos receberam cerca de 140 mil romeiros e turistas de várias regiões do país. 

A operação contou com o reforço do policiamento ostensivo em pontos estratégicos das cidades, acessos rodoviários e locais de maior aglomeração de pessoas, assegurando a ordem pública, a paz social e a integridade dos participantes.

O efetivo foi escalado em regime ordinário e extraordinário, com emprego de cerca de 300 policiais para fortalecer as equipes das unidades. Durante o período da operação, a Polícia Militar abordou 334 veículos e 274 pessoas; um suspeito foi preso e encaminhado à delegacia para os procedimentos necessários; duas infrações de trânsito foram registradas e nove veículos foram removidos.

Tecnologia 

Uma das principais ações deste ano foi a instalação de uma central de videomonitoramento com tecnologia de ponta, que incluiu câmeras de alta resolução, reconhecimento facial e identificação de caracteres veiculares. Essa inovação possibilitou a redução significativa das ocorrências, garantiu respostas rápidas e eficazes, e ampliou o alcance da segurança pública por meio da integração entre tecnologia e policiamento ostensivo.

O esquema de segurança contou, ainda, com patrulhamento a pé, viaturas, motos, quadriciclos, cavalaria, drones e aeronaves tripuladas, em uma operação conjunta com a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), reforçando a presença das forças de segurança em todos os pontos estratégicos das cidades e adjacências.

“As romarias reúnem milhares de pessoas que se deslocam movidas pela fé e pela tradição. Nosso papel é garantir que todos possam viver esse momento com tranquilidade, respeito e segurança. A PMTO esteve presente em cada detalhe da operação, reforçando o compromisso de proteger a população”, destacou o comandante-geral da PMTO, coronel Márcio Antônio Barbosa.

Romaria do Senhor do Bonfim

Com mais de 200 anos de história, a Romaria do Senhor do Bonfim é considerada a maior manifestação religiosa do Tocantins e atrai milhares de fiéis para os municípios de Natividade, Araguacema e Tabocão.

Durante os 12 dias de caminhada rumo ao Santuário Diocesano do Senhor do Bonfim, romeiros percorrem trajetos em cumprimento de promessas, agradecimentos e pedidos. Para muitos, a romaria não é apenas um ato de religiosidade, mas uma jornada de superação pessoal e espiritual.

Mais que um evento litúrgico, a Romaria do Senhor do Bonfim é uma expressão viva da identidade cultural e da fé coletiva, marcada por procissões, missas, novenas, apresentações culturais e confraternização entre famílias e visitantes. 

Fonte: Secom-TO

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Governo do Tocantins abre oficialmente a 2ª Semana do Patrimônio Cultural

Evento conta com a parceria do Ministério da Cultura e do Instituto...

Mais de 94% dos turistas que visitaram praias tocantinenses pretendem voltar na próxima temporada

Pesquisa de satisfação foi feita pelo Instituto Skala; investimentos expressivos do Governo...