Tocantins - 28/03/2024 - 21:57

Folha do Jalapão

Ponte Alta do TO recebe prefeitos e autoridades da Região para debater implantação do Voucher Digital

Postado em 18/08/2021

A Prefeitura Municipal recebeu prefeitos e autoridades dos municípios da Região, para debates em relação à implantação do Voucher Digital, que foi aprovado. O processo de adesão deve ser finalizado nos Municipal até o início do próximo ano, objetivando o ordenamento turístico do Jalapão.

 A manhã desta terça-feira, 17, foi um marco para o turismo da Região do Jalapão, quando a Prefeitura de Ponte Alta do Tocantins recebeu, na Câmara Municipal, diversas autoridades da Região e representantes de entidades voltadas ao desenvolvimento do turismo.  Com o encontro, a Gestão Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, objetivou debater ações e legislação vigente em relação à implantação do Voucher Digital para ordenamento do turismo no Jalapão de forma integrada e regionalizada.

Para isso, a Prefeitura solicitou a presença de todos os envolvidos diretamente no processo de implantação, visando à utilização do Voucher de forma integrada entre os municípios que fazem parte da região e entidades.

O prefeito Kleber do Sacolão e a vice-prefeita Juliana Gastaldi recepcionaram os prefeitos: Pastor João Martins, de Mateiros, Deusany Batista, de Novo Acordo, Carlos Irael, de São Félix, e Suelene Matos, de Lizarda. O prefeito Antônio Campos, de Santa Tereza do TO, foi representado pelo secretário de Finanças do Município, Leonel Campos; e o prefeito de Lagoa do TO, Leandro Soares, foi representado pelo presidente da Câmara do Município, Urbano Corado. As autoridades estiveram acompanhadas de vereadores e secretários.

Também esteve no encontro a representante do presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Maria Antônia Valadares, bem como os presidentes da Associação Tocantinense de Turismo Receptivo (ATTR), Fernando Torres, e da Associação de Turismo Regional do Jalapão  (Atureja), Mauro Celso.  ATTR, Fernando Torres, e, Atureja, Mauro Celso.  

Programação

O evento foi realizado com todas as normas de distanciamento social, como uso de máscara e álcool em gel e contou com a realização de testes rápidos pela Secretaria Municipal de Saúde, para detecção do coronavírus tendo em vista a segurança dos participantes.

Os visitantes foram recepcionados com um café da manhã servido a todos, seguido da abertura oficial do evento. Na ocasião, a primeira-dama Rosana Farias presenteou os prefeitos com peças de capim dourado. O evento foi conduzido pela mestre de cerimônia Albânita Barreira e organizado pelo secretário de Turismo do Município, João Fernandes.

O prefeito Kleber deu as boas-vindas aos presentes e enfatizou a importância do momento para o Jalapão. “A virtude da nossa iniciativa é em primeiro lugar reorganizar e preservar. Arrecadação é consequência e nós precisamos sim implantar a proposta, mas temos a necessidade, também, de ouvir as entidades que representam o turismo, até porque não podemos prejudicar quem realizou investimentos para melhoria de renda. Desejo boas-vindas e agradeço a presença de todos que se dispuseram a vir ao nosso encontro”, comentou.

Valdeci

Na ocasião, os demais prefeitos destacaram a relevância do evento e a união entre os municípios visando ao ordenamento turístico e a preservação ambiental. Logo após, foi apresentada a proposta da implantação pelos representantes da empresa Eco Açu, responsável pelo desenvolvimento do sistema. O proprietário Valdeci e o desenvolvedor Guilherme apresentaram os detalhes do funcionamento do sistema, que já está sendo implantado em Pindorama e Mateiros e nos três atrativos geridos pelo Estado (Dunas, Cachoeira da Velha e Prainha do Rio Novo).

Durante o encontro houve ainda um momento para esclarecimentos de dúvidas e sugestões, principalmente, das entidades de turismo, além de debate em relação ao fator gerador de arrecadação, que em consenso foi decidido que será considerado o uso do atrativo natural por dia de permanência, além do valor da taxa de R$ 5, e 2% de ISSQN, referente à nota de prestação de serviço emitida nos respectivos municípios

O encontro culminou ainda com a proposta para elaboração de projetos de lei dos municípios para serem enviados, discutidos e aprovados pelas respectivas câmaras municipais. A previsão é que o processo de implantação seja efetivado até o fim do ano.

Avaliação

O presidente da Atureja, Mauro Celso, avaliou o evento de forma positiva. “Hoje foi um passo para discutirmos como turismo deve funcionar e graças ao prefeito de Ponte Alta nós tivemos essa comunhão com todos os municípios que fazem parte do consórcio para chegarmos a um consenso. Teve um aproveitamento muito bom, já vamos passar isso para os associados, e foi muito gratificante a forma que que foi concluída a reunião”, disse.

Para o presidente da ATTR, Fernando Torres, o evento foi um marco para o turismo. “Estava faltando essa interlocução entre todo o trade e gestores. Só tenho a parabenizar o anfitrião Kleber por ter convidado os prefeitos e saimos daqui com decisões importantes”, comentou.

Empresário do ramo de hotelaria, João Roverssi enfatizou que o momento foi importante para discussão com o Poder Público. “As coisas não podem acontecer de cima para baixo é algo que há muito tempo a gente quer, pois é fundamental para o Jalapão sermos um atrativo de referência em organização, ordenamento e sustentabilidade. Sem esses critérios a gente não consegue evoluir, e o fato de estarmos sendo ouvidos, de termos a oportunidade de colocar as nossas necessidades e discutir tudo isso com quem está implementando é fundamental”, avaliou.

O prefeito Kleber do Sacolão encerrou o evento agradecendo a presença de todos, e ao presidente da Câmara Municipal, Railton Faustino (Taquara), por ter cedido o local do evento. Ao final, um almoço foi servido a todos.

Compartilhe no:

Relacionados