Tocantins - 24/06/2024 - 14:02

Folha do Jalapão

Porto Nacional é a primeira cidade do Estado a pagar artistas contemplados na Lei Aldir Blanc 2

Postado em 21/05/2024

Ao todo, R$ 335 mil foram aplicados nesta seleção e R$ 136 mil serão distribuídos no edital Cultura Viva

Porto Nacional é o primeiro município do Estado do Tocantins a distribuir os recursos da Lei Aldir Blanc 2 aos 63 projetos que foram selecionados em edital. A iniciativa é da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo.

O secretário de Cultura e Turismo, Fernando Windlin, se reuniu, nesta segunda-feira, 20 de maio, com os artistas contemplados e declarou que “é um momento de muita gratidão e felicidade”. “Gratidão também ao prefeito Ronivon Maciel que tem dado todo o apoio e respaldo para a Secretaria desenvolver esse trabalho”, completou.

“Mais uma vez Porto Nacional sai na frente e todos nós, artistas e produtores culturais, agradecemos por esse momento maravilhoso e de realização para a nossa cidade”, destacou o músico e artista Everton dos Andes, um dos contemplados neste edital.

O prefeito destacou que essa é mais uma ação da gestão em busca da valorização da cultura e história de Porto Nacional.

LEI ALDIR BLANC

Lei 14.399/2022 institui a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura; O Decreto 11.740/2023, que regulamenta a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), foi assinado pelo governo federal em 18 de outubro de 2023, para promover o desenvolvimento social através da promoção de políticas públicas de cultura, possibilitando ao gestor público da cultura um período de fortalecimento do processo de gestão, com garantia de repasses de recursos durante os próximos 5 (cinco) anos.

Aldir Blanc foi um renomado compositor, arranjador e pianista brasileiro, nascido em São Paulo em 19 de janeiro de 1932 e falecido em 26 de abril de 2013. Sua contribuição para a música brasileira é vasta e notável, deixando um legado que continua a influenciar gerações de músicos até agora.

Fonte: Secom Porto Nacional

Compartilhe no:

Relacionados