Tocantins - 23/01/2021 - 00:33

Potencial agrícola do Tocantins é apresentado à multinacional de fertilizantes

Postado em 04/12/2020

Compartilhe no:

Na última terça-feira, 1º, os executivos da Nutrien Soluções Agrícolas visitaram o Tocantins com o objetivo de estreitar relações e conhecer o potencial logístico do Estado. Na ocasião, foram recebidos pelo Secretário de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra, e pelo Secretário de Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Thiago Dourado, no Palácio Araguaia.

A Nutrien é uma empresa canadense de fertilizantes com sede em Saskatoon, no Canadá. A companhia nasceu em 2018, da fusão das extintas compatriotas PotashCorp e Agrium. Antes de dar lugar à Nutrien, as empresas foram, respectivamente, líderes mundiais no fornecimento de potássio e uma das maiores fabricantes de fertilizantes do planeta. A fusão resultou numa gigante do agronegócio, que opera em 14 países e possui 22 mil funcionários. Agora, a multinacional está investindo no mercado brasileiro, com a projeção de faturamento anual de R$ 10 bilhões até 2024.

Durante a reunião, o secretário da Seagro, Thiago Dourado, apresentou as potencialidades agrícolas do Tocantins e explanou sobre a capacidade do estado de receber os investimentos por parte da multinacional. “O agronegócio é a nossa mola propulsora, tivemos um salto em área plantada nos últimos anos, consolidamos nossas plataformas logísticas e contamos com 700 plantas de confinamento, temos uma economia forte e pujante dentro do agronegócio e temos um potencial pleno para a implantação de negócios voltados para o campo”, afirmou.

O secretário da Sics, Tom Lyra, representando o governador, Mauro Carlesse, apontou os projetos que estão em desenvolvimento pela gestão com o objetivo de facilitar a chegada de novos investimentos. “Hoje, temos um modal de transportes consolidado. Além de rodovias e hidrovias, contamos com plataformas da Ferrovia Norte-Sul em pleno funcionamento.  O Governo está focado na desburocratização dos serviços, queremos que o empreendedor conheça a lei e tenha pleno acesso a tudo e para isso estamos colocando todo o Estado a disposição para atender esses empresários, e temos plena convicção de que o que foi apresentado nesta sala será levado em consideração na hora da escolha do Tocantins como destino desse investimento”, concluiu o secretário.

(T1 Notícias)

Compartilhe no:

Relacionados