Povoado Mumbuca realiza Festa da Colheita do Capim-dourado de 9 a 11 de setembro

por Wenina — 19/08/2022 às 11:23 — em Cidades, Destaques

A comunidade quilombola já está a todo vapor com os preparativos da maior festa do povoado, que celebra a beleza das biojoias e a tradição das artesãs. Os cenários lindíssimos das veredas dos arredores do quilombo ganham mais uma vez o mundo com a festividade que será realizada no próximo mês

O ouro do Jalapão, a fonte de renda de milhares de pessoas, a fibra que representa uma tradição secular e a união de um povo: assim é considerado o Capim-dourado na Comunidade Mumbuca, em Mateiros, berço da confecção das biojoias que ganharam o mundo fazem sucesso por onde passam. Esse movimento, em prol da continuidade das tradições e da preservação do capim nativo do Jalapão, será mais uma vez realizado durante a 13ª Festa da Colheita, que neste ano acontecerá entre os dias 9 e 11 de setembro.

Durante três dias, os artesãos quilombolas se unem a centenas de pessoas que visitam o quilombo para celebrar a nova safra e garantir que no próximo ano as veredas possam estar novamente cheias de capim.

Um dos momentos mais aguardados durante a festa é o desfile das artesãs, quando os quilombolas de todas as idades passam pela passarela mostrando a beleza de cada uma. Porém, o ápice da festa é a colheita demonstrativa nas veredas, quando todos entoam músicas e colhem o capim deixando no solo a flor com a semente que será germinada novamente.

Haverá também teatro, culto em ação de graças, feirinha com alimentação, fogueira, shows culturais, corrida de cavalos e momentos esportivos, além da cavalgada dourada.

Neste ano, o cantor Maurício Ribeiro será um dos homenageados pelos moradores. Em 2021, ele esteve na festa da colheita, mas faleceu em outubro, em função da Covid-19.

A escola situada na comunidade também fará parte do evento com a realização de uma exposição de objetos culturais produzidos pelos alunos para exposição nas “Escola no Quilombo”, na Casa de Cultura Dona Miúda, e, participação na mesa dourada, como explica a gestora da Escola Estadual Silvério Ribeiro de Matos, Sirlene Matos, que também é quilombola e artesã atuante na comunidade.

“Queremos convidar a todos para participar desta festa, para nós é uma honra e uma alegria compartilhar a nossa cultura, um momento para viver em harmonia com a natureza. Este ano a escola estará com exposição de artesanato produzidos pelos alunos e com a mesa dourada, com poesias e música em homenagem ao cantor que não está mais entre nós, o mestre da viola de buriti Maurício Ribeiro, além de jogo de futebol masculino. Vamos compartilhar dessa linda arte que é o capim-dourado”, disse Sirlene.

Parceria

A realização da festa conta com diversas parcerias, como a da Prefeitura de Mateiros. Além do apoio em logística e alimentação, o prefeito pastor João Martins e primeira-dama Mariene Tavares fazem questão de estar presentes todos os anos.

“Temos uma grande alegria em fazer parte desta cultura e estar junto desse povo tão amado. O incentivo à cultura é um dever e um ponto positivo da nossa gestão. Muita gente da nossa comunidade depende deste capim, e tem como o artesanato sua fonte de renda. Mais uma vez convidamos toda cidade, municípios vizinhos e todos que amam o Jalapão para estar nesta festa tão aguardada”, disse o prefeito.

Para a primeira-dama Mariene a celebração representa uma expressão cultural. “O Quilombo Mumbuca é a marca do Jalapão e é este povo simples que atrai olhares de todo o mundo e é responsável por instituir o artesanato em capim-dourado. Queremos convidar a todos para estar conosco nestes três dias de muita alegria, quando iremos louvar e agradecer por este ouro do Cerrado”, comentou.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Prefeitura de Palmas realiza limpeza em área pública e mantém visitas contra a dengue na região norte

Frentes de trabalho atuam com retirada de entulho em área verde; visitas...

Manutenção viária atende as Quadras Arse 21, Arne 13 e Avenidas LO-23, NS-04 e NS-01

Serviços foram executados em dois dias pela Prefeitura de Palmas em trechos...