Tocantins - 16/05/2021 - 18:41

Prefeitos João Martins e Carlos Irael pedem aumento do número de visitantes a pontos turísticos do Jalapão

Postado em 05/02/2021

Compartilhe no:

Em visita à ADETUC, os prefeitos do Jalapão, João Martins e Carlos Irael solicitaram a liberação para maior fluxo de visitas em pontos turísticos dos Municípios. A preocupação dos gestores é o desenvolvimento turístico da região e os moradores que dependem do turismo.

Os prefeitos João Martins de Mateiros e Carlos Irael de São Félix, estiveram nesta sexta-feira, 5, na Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (ADETUC). A superintendente Maria Antônia Valadares, recebeu os gestores, representando o secretário Jairo Mariano.

Na ocasião, os prefeitos protocolaram junto à Agência o pedido de liberação dos pontos turísticos dos Municípios do Jalapão a receber maior quantidade de pessoas. “Desde a liberação das visitações com número restrito estamos seguindo todas as normas, com toda a segurança. Agora pretendemos continuar com as visitações com maior número, sempre com toda a responsabilidade que exige o momento de pandemia”, ressalta João Martins.

Nos requerimentos os prefeitos solicitaram à Secretaria rever a capacidade de carga dos atrativos Dunas, Cachoeira da Velha entre outros, que foi determinado na instrução normativa conjunta Naturatins/ADETUC nº03/2020, limitando em 200 pessoas por dia.

Prefeito Carlos, Maria Antônia Valadares Superintendente de Turismo, 1ª dama Ivete e o presidente da ADETUC Jairo Mariano

O prefeito de São Félix, Carlos Irael acredita na possibilidade de serem atendidos pelo presidente do Naturatins, Renato Jayme, que ele reveja a questão da capacidade de carga. “Esperamos que a ADETUC possa junto com o Naturatins rever a questão do fluxo turístico da região do Jalapão. Considerando a movimentação de turistas pela manhã dá para ampliar essa capacidade e manter o distanciamento social, facilitar a movimentação do turista nessa região e ampliar o fluxo. A gente sabe que o turismo é uma grande fonte de renda para os moradores da região do Jalapão e até mesmo para os que estão fora do Jalapão, que operam com turismo dentro da região. Então, é possível, sim, o presidente rever essa capacidade de carga dos atrativos e ampliar para mais de 200 pessoas por dia. Sabemos que esse é um número baixo, e distribuindo essas pessoas pela manhã e à tarde, nesses atrativos, é mais fácil manter um distanciamento sem aglomeração”, diz Carlos.

O prefeito João Martins entende que o turismo é a principal fonte de renda da região e beneficia a manutenção de empregos (pousadas, condutores, guias, restaurantes, supermercados, postos de combustíveis entre outros). “Nossa preocupação é com a fonte de renda de tantas pessoas que dependem do turismo, mas com a proteção necessária aos visitantes e moradores”, destaca.

Ainda de acordo com o prefeito, o aumento do fluxo com controle de agendamento prévio e a observação dos protocolos de segurança sanitária será benéfico para aumento da geração de renda através do turismo.

O secretário Jairo Mariano garantiu que na próxima semana irá visitar a Região para analisar as condições para a liberação, sendo o Município de Mateiros o primeiro a ser visitado.

Compartilhe no:

Relacionados