Tocantins - 06/07/2022 - 00:21

Folha do Jalapão

Prefeitos participam de lançamento do Voucher Digital da Região Turística Encantos do Jalapão

Postado em 17/05/2022

O lançamento ocorreu na reunião do Fórum Estadual de Turismo (FOESTUR) pelo secretário Estadual da Cultura e Turismo, Hercy Ayres Rodrigues Filho, acompanhado dos prefeitos de São Félix, Carlão, e de Mateiros, Pastor João Martins, além de secretários dos municípios de Pindorama e Ponte Alta do Tocantins

Gestores dos municípios do Jalapão participaram nesta terça-feira, 17, da solenidade de lançamento do Voucher Digital da Região Turística Encantos do Jalapão, que ocorreu na reunião do Fórum Estadual de Turismo (FOESTUR), na sede da Fecomércio, pelo secretário Estadual da Cultura e Turismo, Hercy Ayres Rodrigues Filho.

Participaram do evento, o prefeito de São Félix, Carlão, que esteve acompanhado da primeira-dama Ivete Pereira e do secretário municipal de Turismo e Meio Ambiente, João Miranda; o prefeito de Mateiros, Pastor João Martins, juntamente com a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, Thaysa Demarchi; além dos secretários municipais de Turismo de Pindorama, Hellyson Cristaldo, e de Ponte Alta do Tocantins, João Fernandes.

Desde o ano passado, os municípios de Mateiros, São Félix, Ponte Alta e Pindorama estão em processo de implantação da ferramenta que visa ao ordenamento turístico da Região do Jalapão, passando agora também a ser aderido oficialmente pelo Estado.

O prefeito Carlão reforçou que o apoio do Estado é de suma importância para a execução do projeto. “Pensando na fragilidade do nosso ambiente com um fluxo turístico que só está aumentando, precisa haver um ordenamento. Isso vai começar a ser operacionalizado pelos quatro municípios, melhorando o uso dos atrativos e consequentemente trazendo benefícios na questão da arrecadação, já que as prefeituras possuem um gasto muito alto com a manutenção de estradas, saúde, limpeza pública e resíduos sólidos, ou seja, recursos que serão reinvestidos”, comentou.

O prefeito de Mateiros, Pastor João Martins, destacou que o município foi pioneiro na implantação. “Isso é demanda que chega agora à sua conclusão, um sistema que já está funcionando, e hoje tivemos a satisfação e o prazer em participar desse fórum que teve também esta pauta. Alinhamos esse processo que vem desde 2017, foram muitos secretários que lutaram com esse intuito de unificação do projeto e implantação, com muito trabalho e conquista, com o exforço os ex-secretários Heberson Wagner, Maicon Dimbarre e agora a Thaysa, sempre em parceria com o Naturatins. Para mim, é um momento de muita alegria e emoção, pois é um sonho que se torna realidade”, disse.

Participação


O secretário de Turismo e Meio Ambiente de São Félix, João Miranda, enfatizou que este é mais um passo importante para o turismo da região. “Estamos implantando o voucher para melhorar o ordenamento turístico do Jalapão e isso faz com que possamos aperfeiçoar nossas políticas públicas para adequar à realidade do sistema turístico da região”, frisou.

Para a secretária responsável no município de Mateiros, Thaysa Demarchi, o voucher será fortalecido com a parceria estadual. “Estivemos no evento, representando o município de Mateiros, juntamente com os demais que já aderiram ao voucher e representa para nós uma grande vitória o lançamento por parte do Estado,” disse.

O secretário de Turismo e Cultura de Ponte Alta, João Fernandes, afirmou que o voucher digital toma agora uma nova roupagem. “Todos os principais atrativos distribuídos nos municípios do Jalapão estão com o ordenamento consolidado. Isso vai mostrar a união das cidades e o nosso potencial em número de visitantes, principalmente Ponte Alta, que terá um ordenamento prático, seguro e com eficácia de informação”, destacou.

O representante do município de Pindorama, Hellyson Cristaldo, falou da satisfação em ter o Governo do Estado parceiro no projeto. “A Prefeitura de Pindorama fica muito feliz com a parceria e a adesão do Estado ao voucher. Os municípios que compõem essa região já são pioneiros neste programa e acreditamos que o sistema pode mudar a realidade das cidades com o ordenamento do turismo. Estamos muito contentes com a iniciativa do Estado e agora só colhendo os frutos desta semente que foi plantada há um ano”, comentou o secretário.

Compartilhe no:

Relacionados