Tocantins - 01/03/2021 - 15:25

Prefeitura de Lagoa do TO realiza diversos serviços para pequenos agricultores

Postado em 26/01/2021

Compartilhe no:

A Prefeitura Municipal de Lagoa iniciou o mês de janeiro mantendo todos os atendimentos que beneficiam a agricultura familiar, com o gradeamento das terras, aberturas de estradas, cacimbas e aterros, entre outros.

Prestar um serviço de qualidade e ampliar os atendimentos à população tem sido alguns dos objetivos da Prefeitura Municipal de Lagoa do Tocantins. A Gestão vem desenvolvendo um trabalho que tem beneficiado diretamente todos os pequenos produtores do Município.

Por meio da Secretaria da Agricultura, a Prefeitura tem realizado gradeamentos de terras, recuperação de estradas, e outros importantes serviços para os produtores, como aterros e recuperação de estradas em diversas propriedades no Município. Várias comunidades estão sendo beneficiadas com as ações gratuitas e isso proporciona uma economia significativa para os produtores ligados à agricultura familiar.

Um dos beneficiados é o senhor Gaspar e dona Bel, casal morador da Região Sucupira, também receberam a visita do prefeito, que enfatizou sua satisfação em atender o homem do campo em suas necessidades para o plantio. Agradecido, o agricultor demonstrou sua alegria em receber o benefício. “Fomos muito bem atendidos, realmente um ótimo trabalho realizado, com muita dedicação dos funcionários e do próprio prefeito Leandro. Este serviço foi muito importante para nós e agradeço muito a atenção da Prefeitura”, destacou.

O prefeito Leandro Soares tem acompanhado os locais beneficiados para vistoriar os resultados dos trabalhos. Valorizar o produtor rural é sua marca na gestão. Para Leandro, a agricultura é o que move o Município e muitas famílias dependem desse atendimento. “Lagoa é uma cidade pequena que ainda depende muito da pecuária, da agricultura. Toda a minha família trabalhou na agricultura, na lavoura, e assim, sei das dificuldades do homem do campo, todo o esforço que eu faço hoje vem de todo o meu passado, de me colocar no lugar do pequeno agricultor, de às vezes querer fazer algo e não poder. Então, eu acho que todo esse incentivo, que todo esse esforço que a Prefeitura está fazendo diminui também a fome, a necessidade”, ressalta.

A Prefeitura disponibiliza todas as máquinas para os produtores, sendo a agricultura familiar a prioridade principal da Gestão. “Os nossos três tratores estão todos hoje trabalhando em prol da melhoria da agricultura familiar. Esse foi um dos meus principais projetos de campanha. Acredito que o nosso povo da zona rural está tendo um olhar diferenciado. Tem agricultores que precisam de outras coisas, recuperação de estrada, por exemplo, a gente vai lá e abre com uma patrol, outros já precisam de um aterro, e está indo toda a equipe, caçambas também que estão acompanhando”, disse ele.

Atendimentos

A Prefeitura tem disponibilizado toda a equipe da Agricultura para os atendimentos. De acordo com o secretário Ilton Pereira (Bota) atuam no Município três tratores, duas pás-carregadeiras, duas caçambas, uma patrol, uma retroescavadeira, e há ainda a expectativa de receber uma nova patrol e um trator do Governo do Estado. Todo este maquinário da Prefeitura é disponibilizado para o atendimento aos agricultores em suas necessidades.

“Os produtores estão muito satisfeitos, o prefeito também está visitando, o povo está se sentindo muito feliz, com a gestão transparente, e isso é muito bom, é para isso que trabalhamos e levamos o atendimento a quem precisa, como foi solicitado pelo prefeito. Nossa expectativa é de conseguir com as parcerias outras melhorias para o preparo de terra, como plantadeiras manuais, adubo, cursos de capacitação e insumos” afirmou o secretário.

A Prefeitura já atendeu agricultores da Região Cajá, moradores da zona urbana, região da Lagoa Vermelha, e pretende atender todas as regiões. Dona Maria de Souza Cursino foi uma das agricultoras beneficiadas com o gradeamento das terras. O plantio da Fazenda São Sebastião está garantido na propriedade. “Eu gostei, porque veio no tempo certo e nós ainda vamos plantar mais, tudo vai dar agora, tudo vai produzir, o milho, o arroz, porque tudo dá nesta terra, se Deus quiser, e essa ajuda é muito boa, vem para nós em hora boa”, disse a proprietária, que teve também o calcareamento garantido pela Prefeitura Municipal.

O prefeito solicitou à equipe atendimento igualitário a todos os produtores. A meta é que o Município possa atender o máximo possível de agricultores. Dentro dos projetos da Prefeitura voltados para o pequeno produtor está o mapeamento e o acompanhamento das famílias, para que sejam realizados outros atendimentos, como disponibilização de adubos e sementes, calcário, e outros insumos.

Compartilhe no:

Relacionados