Tocantins - 20/06/2021 - 15:43

Prefeitura de Lagoa do Tocantins realiza nova etapa de mutirão de limpeza na Cidade

Postado em 19/05/2021

Compartilhe no:

A limpeza pública de Lagoa do Tocantins passa a ser uma das prioridades da gestão do prefeito Leandro Soares. O município é o portal de entrada para o Jalapão e recebe centenas de turistas semanalmente

A Prefeitura de Lagoa do Tocantins por meio das Secretarias de Infraestrutura,  está realizando a segunda etapa do Mutirão de Limpeza. O Mutirão teve início na última segunda-feira, 17, e percorrerá todas as ruas da cidade com a retirada de entulhos, roçagem e varrição das ruas.

A equipe composta por mais de quinze homens está empenhada e trabalhando diariamente para que as ruas e vias de Lagoa estejam sempre limpas, mas para isso a Prefeitura Municipal pede a colaboração de todos os proprietários de terrenos, para que executem a limpeza em seus lotes, e aos comerciantes que insistem em depositar o lixo em lotes públicos, para que não joguem o lixo fora do lugar.

A Administração Municipal pede também a colaboração da população para participar e ajudar o Poder Público a manter a cidade limpa, não jogando entulhos e materiais sem serventia em ruas, calçadas, terrenos e vias públicas.

A ação conta com parceria das secretarias de Saúde e Meio Ambiente e a Prefeitura realizou a contratação de cerca de 10 diaristas para reforçar os trabalhos.

Os moradores têm a oportunidade de colocar em frente às casas todos os lixos dos quintais, como móveis que não usam mais, latas, garrafas, pneus, objetos inservíveis em geral e, principalmente, todo tipo de recipiente que possa acumular água. Serão todos recolhidos pela Prefeitura, pois só poderão voltar a descartar resíduos em frente suas casas com autorização da Secretaria que terá data marcada para novo recolhimento.

O prefeito Leandro Soares voltou a pedir a participação de toda comunidade para fazer de Lagoa uma cidade limpa e bonita. “A gente aprendeu muitas coisas desde quando assumimos a gestão, e uma delas é ter uma cidade limpa. Vamos fazer uma campanha forte para conscientizar a população da importância disso”, ressalta o prefeito.

Ainda de acordo com o prefeito, será encaminhado para a Câmara Municipal um projeto de lei que notifica os proprietários de lotes vazios, que mantém material de construção nos locais por mais de 15 dias. “A própria Prefeitura é parceira em transportar cascalho, areia e outros materiais para ajudar o morador. Muitos não realizam a obra e mantém o material na

frente da casa acumulando lixo e deixando a cidade com uma cara de sujeira. No projeto propomos a recolhida do material após 15 dias. Precisamos ter uma cidade limpa, no momento essa é uma das maiores prioridades da gestão. Em nossa cidade passam centenas de turistas mensalmente,  somos o portal de entrada para o Jalapão, e com a colaboração de todos vamos fazer de Lagoa uma cidade bonita e limpa”, notifica o prefeito.

O coordenador de limpeza pública, Ubirajara  Pires reforça ainda que serão retirados todos os lixos das ruas, principalmente os do comércios, que muitos empresários insistem em manter o lixo exposto em lotes públicos, e que isso deixa uma imagem muito negativa para quem passa pela cidade. “Não podemos continuar jogando o lixo comercial nos lotes públicos. Não podemos aceitar que alguns açougueiros continuem descartando ossadas em qualquer lugar. Vamos notificar todos, colocar placas e recolher de imediato os entulhos, mas se continuar a lei vai amparar a Gestão que terá que multar quem insistir com o ato”, reforça Bira.

Outra ação vista com frequência no Município é o descarte do lixo comercial. Alguns comércios mantêm exposto o lixo na frente do comércio e outros insistem em jogar seu lixo nos lotes públicos, contribuindo para o aspecto sujo nas vias públicas.

Compartilhe no:

Relacionados