Prefeitura de Mateiros apoia projeto para criação de Viveiro Municipal


Com a iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, o Projeto Pé de Copaíba fechará convênio com a Prefeitura para a criação do Viveiro Municipal.

A Prefeitura Municipal de Mateiros, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo (SEDEMATUR), está entrando em parceria com um Projeto local para a criação do Viveiro Municipal. O Instituto Pé de Copaíba já atua no Município há oito anos. O local era utilizado para descarte de lixo e entulho e foi adquirido pelo jovem José Junior, que hoje atua no Município com diversas vertentes.

O Instituto produz cerca de 1000 mudas por semana, como as plantas nativas de Fava de bolota, ipê, copaíba, sucupira, angico, buriti tamboril, caju, dentre outras.

“Nosso projeto é sustentável, tem oito anos de história, e conseguimos atender quase 50 famílias, até com aumento da renda familiar, e resgate dos saberes tradicionais do Jalapão. Tivemos a primeira visita do prefeito João Martins, que conseguiu visualizar a nossa proposta para ajudar a gente, ao invés de criar outro viveiro. Fechamos a ideia do convênio de tornar viveiro municipal. Assim o Pé de Copaíba vai dar aula de educação municipal, produção de mudas nativas”, conta o empresário José Junior, responsável pelo Instituto.

Na última semana o prefeito João Martins, acompanhado do secretário de Meio Ambiente e Turismo, Maicon Dimbarre, esteve no Instituto. “A gente já tinha uma conversa desse projeto desde o ano passado. Então, esse ano, com a visita do prefeito, nós estamos validando o novo convênio com o projeto Pé de Copaíba, aonde vai ser o viveiro municipal de Mateiros, em que o próprio empresário José Júnior vai trabalhar com campanhas de educação ambiental, e vai estar apoiando outras instituições da cidade para estar trabalhando o projeto de arborização da cidade, e acompanhando os projetos também na parte de revitalização de matas degradadas”, ressalta Dimbarre.

Conforme explicou o secretário, a intenção é também traçar projetos para revitalização de córregos da região. No Instituo Pé de Copaíba vai ficar toda a estrutura onde a Prefeitura vai ter apoio da equipe, com engenheiro ambiental, com ambientalistas para programas de educação ambiental, principalmente para as crianças nas escolas.

O prefeito João Martins avaliou como positiva a proposta. “Neste ano vamos buscar revitalizar diversas áreas da nossa Cidade, sem deixar de lembrar do desenvolvimento ambiental. Por isso esse projeto vai ser super importante para nosso Município, onde todos poderão participar ativamente do Pé de Copaíba”, ressaltou o gestor.

Compartilhe no:



Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *