Prefeitura de Palmas convida população a participar de audiência pública sobre a Avenida Tocantins

por Jornal Folha do Jalapao — 30/07/2025 às 09:31 — em Cidades, Destaques

A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano de Palmas realizará no próximo dia 21 de agosto uma audiência pública para apresentar o novo projeto de intervenção urbana na Avenida Tocantins, principal eixo comercial da região Sul da capital. A audiência será às 19h, no auditório da ETI Caroline Campelo, em Taquaralto.

O evento tem como objetivo promover a participação popular e apresentar soluções para uma área que tem sido alvo de críticas desde 2018, quando foi lançado o projeto conhecido como “shopping a céu aberto”. Motoristas e comerciantes apontam que as intervenções agravaram o trânsito e prejudicaram a mobilidade urbana. Na época, reportagens locais destacaram a insatisfação de usuários da via, que cobravam maior diálogo com a Prefeitura e sugeriam a retirada de estruturas que comprometem a fluidez do tráfego.

Em 20 de junho deste ano, o prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) comentou o assunto em publicação nas redes sociais: “Antes de iniciarmos a grande obra de requalificação da Avenida Tocantins, no Taquaralto, vamos começar pelas vias adjacentes que dão acesso à avenida. A decisão foi tomada após ouvirmos a comunidade e discutirmos os principais gargalos de mobilidade no bairro. Nossa equipe técnica já está trabalhando no levantamento e na preparação das intervenções”.

Agora, a gestão municipal convoca representantes da sociedade civil, moradores, comerciantes, entidades de classe, sindicatos e demais interessados para acompanhar a apresentação do novo projeto e contribuir com sugestões. A audiência será conduzida pelo secretário de Planejamento Urbano, Ronaldo Dimas Nogueira, e integra as ações previstas pela Lei nº 3.173/2025, que garante transparência e controle social em intervenções urbanas.

Segundo o edital, o objetivo é oferecer à população uma proposta que concilie desenvolvimento comercial, mobilidade urbana e qualidade de vida. A expectativa é que o novo plano solucione problemas de acessibilidade, organização do tráfego e aproveitamento dos espaços públicos ao longo da avenida.


A participação da população é considerada fundamental para que o projeto atenda às reais necessidades da comunidade.

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Palmas Capital da Fé espera reunir milhares de pessoas a partir deste sábado, 14

Na primeira noite, Juninho Cassimiro, Guilherme Sá e Jullyani Souza estão entre...

APARECIDA: Escola Municipal Luza Machado é premiada pelo Governo do Estado por meio do Profe

Incentivo do Governo do Estado premia escolas que se destacaram no desempenho...