Prefeitura de Palmas e Tribunal de Justiça discutem Mutirão de Negociações Fiscais

por Wenina — 23/04/2025 às 12:29 — em Cidades

Ação conjunta busca oferecer condições especiais para quitação de dívidas e desafogar o Judiciário

Em reunião realizada nesta terça-feira, 22, na sede do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), representantes dos poderes Judiciário e Executivo de Palmas discutiram os preparativos para a realização do 6º Mutirão de Negociações Fiscais de Palmas.

A iniciativa integra o Programa Nacional de Governança das Execuções Fiscais, instituído pelo Provimento nº 57/2016 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e tem como objetivo reduzir o número de processos de cobrança judicial e administrativa, ao mesmo tempo em que busca a recuperação de créditos públicos por meio da negociação direta com os contribuintes.

Preparativos e estrutura do mutirão
Durante o encontro, foram discutidos os detalhes operacionais do evento, como estrutura física, mobilização de pessoal, integração dos sistemas judiciais e administrativos, estratégias de comunicação e o papel das instituições envolvidas.

O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, enfatizou a oportunidade oferecida aos cidadãos. “Esta será uma grande oportunidade para que o cidadão quite seus débitos com a cidade de Palmas, com condições realmente vantajosas. Vamos oferecer descontos que chegam a 100% em juros e multas para pagamento à vista, além de opções amplas de parcelamento”, disse o gestor.

Integração entre os Poderes
Já a presidente do TJTO destacou a importância da cooperação entre os poderes para a efetividade da Justiça. “Hoje iniciamos as tratativas com o Poder Executivo Municipal para a realização de mais um Refis. O objetivo é garantir a cidadania fiscal e desafogar o Judiciário”, afirmou a desembargadora.

Participaram da reunião o secretário municipal de Finanças, Glauber Santana Aires; o procurador-geral do Município, Renato de Oliveira; o juiz titular da Central de Execuções Fiscais do Tribunal de Justiça, Gil Corrêa; a juíza coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, Silvana Parfieniuk; o juiz auxiliar da Presidência, Arióstenis Guimarães; além de técnicos e membros do Poder Judiciário e servidores do município.

A reunião desta terça reforça o compromisso institucional da Prefeitura de Palmas e do TJTO em promover soluções eficazes, céleres e cidadãs para questões fiscais que impactam tanto o erário quanto a vida dos palmenses.

Fonte: Secom Palmas

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

Tenda das Mulheres leva informação às participantes do 10º Capital da Fé

Muitas mulheres compareceram ao estande da Tenda das Mulheres, na noite deste...

Luciano Camargo no 10º Capital da Fé e Jefferson Moraes no CarnaPraça agitam Palmas

O domingo de Carnaval em Palmas oferece opções para todos os públicos,...