Prefeitura de Palmas irá fiscalizar cumprimento das novas regras de trânsito para veículos elétricos

por Jornal Folha do Jalapao — 22/01/2026 às 08:36 — em Cidades

Exigências variam de acordo com o tipo de veículo e serão fiscalizadas pelos agentes de trânsito da Capital

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade, Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Sempdu), faz um alerta aos condutores para que estejam atentos às novas regras de trânsito específicas para veículos elétricos e possíveis penalidades em caso de descumprimento. As normas, válidas a partir deste ano, abrangem motocicletas e bicicletas elétricas, ciclomotores e similares.

O superintendente de Segurança Viária de Palmas, Hugle Carneiro, explicou como será a fiscalização. “As exigências que serão fiscalizadas serão de emplacamento e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dos condutores. Reforçamos a necessidade da regularização desses veículos junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para evitar multas, que podem chegar a R$ 880,00 e a remoção do veículo ao pátio”, afirmou o superintendente.

Regras para bicicletas elétricas

A bicicleta elétrica agora precisa obrigatoriamente de campainha, retrovisor esquerdo, luzes dianteira e traseira e pneus em boas condições. Além disso, só podem atingir a velocidade assistida máxima de 32 km/h.

Patinetes, monociclos e veículos leves

Patinetes, monociclos e veículos elétricos menores entram na categoria de autopropelidos. Isso significa que eles precisam de itens básicos de segurança: luzes, aviso sonoro e podem rodar na velocidade máxima de 32 km/h. Quando em área de pedestres, a velocidade máxima é reduzida para 6 km/h. Estes veículos só podem circular em vias urbanas onde o limite de velocidade é de até 40 km/h, ou em ciclovias e ciclofaixas.

Regras para ciclomotores elétricos

Os ciclomotores, mais especificamente os modelos que chegam a até 50 km/h, exigem inscrição no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavan), placa, licenciamento anual, CNH da categoria A ou ACC, capacete e os equipamentos listados pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os novos modelos só serão registrados se vierem com toda a documentação exigida pelo Contaran. Os modelos antigos, se não tiverem nota ou código específico, necessitarão de laudo de vistoria, certificado de segurança e documento que comprove sua origem.

Onde cada veículo pode circular

Fonte: Secom Palmas

Compartilhe no:
MAIS NOTÍCIAS

Você pode gostar

NOVO ACORDO: Prefeitura intensifica limpeza de lotes baldios como medida preventiva de saúde

Serviços de gradeamento nos lotes não utilizados pelos moradores já foram iniciados,...

Prefeito Mateus Coelho acompanha recuperação de trecho da BR-020 que liga a Novo Acordo a Lizarda

Em parceria com agricultores, a Prefeitura realiza manutenção em cerca de 40...