Tocantins - 15/04/2021 - 01:57

Prefeitura de Santa Tereza inicia Gestão levando apoio a produtores rurais

Postado em 15/01/2021

Compartilhe no:

Fotos: Lucas Feitosa

Garantir o abastecimento de alimentos aos pequenos produtores rurais: é com esse compromisso que a Prefeitura de Santa Tereza do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura está dando início às ações de assistência aos pequenos produtores do Município.

O dia 14 de janeiro foi especial para os moradores da comunidade Barra do Aroeira que receberam a equipe da Secretaria da Agricultura e o prefeito Antônio Campos na Comunidade. O ronco dos motores dos tratores deu o pontapé inicial dos trabalhos do dia. O Povoado foi o primeiro a contar com as ações da Secretaria da Agricultura do Município. O objetivo maior da gestão é oferecer melhores condições para pequenos e médios agricultores aumentarem a produção, incentivando o crescimento da agricultura local.

O prefeito Antônio Campos, acompanhado da vereadora Edileuza Rodrigues, visitou a Comunidade para conferir de perto os trabalhos. A medida busca atender o programa Roça Comunitária que beneficia cerca de 30 famílias da Comunidade.

Antônio Campos destacou o empenho da equipe da Agricultura e solicitou aos produtores do Município paciência devido à grande demanda. “Hoje é só o começo, vamos trabalhar todos os dias até atender a todos. Sabemos da necessidade de todos, mas infelizmente só pudemos começar a trabalhar hoje, mas não vamos parar até conseguir atender a todos. Temos uma equipe cheia de vontade para trabalhar para vocês”, reforça o prefeito.

Ao findar a visita à comunidade, o prefeito reforçou seu compromisso em fazer uma administração que atenda todos os moradores do Município. “Vamos atender todas as regiões, faremos uma administração humilde, mas com os pés no chão, levando a assistência onde precisa ser levada”.

O secretário João Leite, recém nomeado no comando da pasta da Agricultura, reuniu a equipe de servidores nesta semana e pediu foco na prioridade determinada pelo prefeito Antônio Campos. “A palavra de ordem do prefeito é atender bem a todos e zelar dos equipamentos, pois são bens públicos. Para nós não existe lado A ou B, a gestão vai trabalhar para toda a população”, ressalta o secretário.

Ainda de acordo com o secretário, nessa primeira etapa foram gradeados 30 hectares de terra para o plantio de feijão. “A segunda etapa será para o plantio milho e mandioca que deve acontecer até setembro”, anuncia o secretário.

João Leite afirmou ainda que já está no planejamento da Secretaria a implantação da horta Comunitária na Comunidade da Barra. “Vamos implantar a Horta, pois a gente acompanha a vontade da comunidade produzir. E como eles contam com transporte, a venda das hortaliças é garantida nos finais de semana”, afirma João, ressaltando ainda que apoiar a produção de alimentos é prioridade para a Administração Municipal.

Atenta aos primeiros movimentos dos operadores na Roça, a vereadora Maria Edileuza Rodrigues conta que é uma experiência diferente para ela. “Estou aqui acompanhando os serviços representando meu povo. O coração está batendo alegre, pois sei que hoje o nosso prefeito Antônio Campos está cumprindo sua primeira promessa conosco. A gente já está sonhando com o início do plantio que acontece esses dois dias”, comemora a vereadora.

Frota sucateada

João Leite ressalta ainda que só iniciou os trabalhos nesta semana porque ao assumir a pasta se deparou com a frota agrícola totalmente danificada, sem condições de uso. “Fomos surpreendidos ao ver todo equipamento agrícola estragado. Foi prioridade de imediato o conserto dos tratores e caminhões para o início das ações. Já vamos poder disponibilizar também os caminhões para o transporte de calcário, sementes e até mesmo transportar os alimentos”, conta João.

Estradas vicinais

O trabalho de manutenção das estradas vicinais ainda não foi iniciado no Município, já que os equipamentos também estão danificados. De acordo com a Administração até início de fevereiro os equipamentos já estarão consertados. “Sabemos da importância de manter as estradas vicinais em condições de trafego, mas infelizmente todos os maquinários foram encontrados danificados”, afirma João Leite.

Compartilhe no:

Relacionados