Prefeitura de Santa Tereza inicia Projeto Cras nos Bairros no Povoado Barra do Aroeira


Fotos: Lucas Feitosa/Ascom

Os moradores da comunidade Quilombola receberam atendimentos diversos da Secretaria Municipal de Assistência Social com o objetivo de encurtar as distancias entre a população e a Gestão da cidade. Além de cadastro para emissão de documentos, houve dia de beleza gratuito, brincadeiras com crianças, doação de roupas e calçados usados e almoço servido a todos.

A qualidade de vida de uma cidade se mede pela eficiência dos serviços que a prefeitura presta à população. Em Santa Tereza do Tocantins os moradores da comunidade quilombola Barra do Aroeira foram os primeiros a ser beneficiados com o Projeto Cras nos Bairros, idealizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.


O objetivo é direcionar atendimentos até as localidades mais distantes, principalmente, àqueles que mais necessitam para informar e atender a população. A ideia é proporcionar aos moradores a consciência de que eles têm direitos e benefícios.


A ação ocorreu nesta segunda-feira, 27, quando logo cedo, a equipe do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) se dirigiu até a comunidade e montaram a estrutura necessária para os atendimentos no Ginásio de Esportes da Escola Municipal Horácio José Rodrigues.


O prefeito Antônio Campos acompanhou a ação e parabenizou a equipe pela iniciativa. “Muitas vezes as pessoas não conseguem chegar ao Cras e, às vezes, são as que mais necessitam. Então estamos descentralizando isso saindo de dentro do Centro e levando até quem precisa”, reforça.


A secretária de Assistência Social do Município, Alice Lourenço, destacou que a ação é um compromisso feito pelo gestor e está sendo cumprido. “O nosso objetivo é efetivar um compromisso do prefeito Antônio Campos, em levar os atendimentos, abranger mais pessoas, porque muitos não podem ir ao Cras, então levamos o Cras até às pessoas”, disse.


Atendimentos


Um dos importantes atendimentos realizados pela equipe foi o cadastro via sistema para emissão de documentos como Títulos Eleitoral e CPF, e agendamentos para emissão de RG, facilitando a vida dos moradores que precisariam percorrer longas distâncias para a confecção dos documentos.


O projeto também levou mais beleza e autoestima aos cidadãos com um dia de beleza gratuito, onde profissionais voluntários realizaram cortes de cabelo, chapinha, manicure e sobrancelha. Os procedimentos movimentaram os moradores que fizeram questão de receber os tratamentos de beleza.


As crianças também se divertiram muito com um espaço oferecido para os pequenos com o pula-pula e as brincadeiras coordenadas pela equipe, como corrida no saco e competições de mímica e com balões.


Os moradores também puderam escolher roupas e calçados usados que foram arrecadados pela equipe do Cras por meio de doações. O momento foi finalizado de forma festiva com um almoço servido pela Secretaria de Assistência Social. O projeto chegou a atender mais de 100 integrantes da comunidade.

Compartilhe no:



Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *